O protetor solar no inverno é um elemento fundamental para proteger a pele dos malefícios associados à exposição aos raios ultravioletas UV. Apesar das pessoas estarem mais conscientes para a presença dos mesmos e os seus efeitos nefastos em época de sol intenso e verão, os raios solares UV estão presentes todo o ano, faça chuva ou faça sol. Aplicar protetor solar na pele que possa estar exposta ao sol é essencial durante todo o ano, saiba porquê.

Por que devemos utilizar protetor solar no inverno

Os raios ultravioleta UV têm efeitos nefastos na pele, sobretudo os UVA responsáveis pelo envelhecimento prematuro da pele e que podem prejudicar o seu ADN e estão presentes todo o ano, independentemente da intensidade do sol.

Utilizar protetor solar é vital e todas as pessoas que tenham pele exposta, devem aplicá-lo. Apesar de se achar que por estar em espaços fechados e interiores isso iliba a necessidade de colocar protetor solar, este é um raciocínio incorreto.

A maioria dos raios UV penetram através do vidro e, por isso, mesmo dentro de espaços fechados, o sol pode causar danos na pele. É, por isso, essencial que aplique protetor diariamente, em todas as regiões da pele que estejam expostas e que o reaplique várias vezes ao dia.

O mesmo ocorre com os dias nublados, apesar de se achar que o céu encoberto significa que não é necessário utilizar protetor solar, esta é uma ideia errada. Mesmo quando está nublado, 80% da radiação solar UV consegue chegar até à Terra, por isso, é essencial que utilize protetor solar diariamente para que não coloque a sua pele e saúde em risco.

Lembre-se, os danos solares são cumulativos (e ocorrem durante todo o ano, não apenas no verão), por isso, mesmo que seja por um curto período de tempo, é importante que utilize proteção solar adequada.

jovem ao sol a janela

Benefícios de utilizar protetor solar

  • Utilizar protetor solar diminui o risco de ter cancro da pele
  • Ajuda a prevenir o envelhecimento prematuro da pele

Que protetor solar utilizar para o frio, neve e dias nublados

A escolha da proteção solar depende de algumas variáveis, nomeadamente, o fator de proteção solar necessário e o índice ultravioleta .

O SPF (Sun protection factor) deve ser adequado aos intervalos de exposição solar e à intensidade do mesmo. Há especialistas que recomendam que se utilize um protetor solar com um FPS mínimo de 30 (proteção alta), contudo, se estiver num espaço interior em que esteja exposto ao sol por curtos períodos de tempo poderá utilizar uma proteção solar de FPS 15.

Para que a utilização do protetor solar seja eficaz, é necessário que o aplique 30 minutos antes da exposição e que reaplique de duas em duas horas caso esteja exposto ao sol ou próximo a uma janela. Se não estiver exposto diretamente ao sol, nem perto de uma janela pode reaplicar apenas de quatro a seis horas após a primeira aplicação.

Utilizar proteção solar deve tornar-se parte dos seus hábitos diários e da sua rotina de cuidados pessoais, todo o ano. Não se esqueça que a pele é um órgão extremamente importante e que deve ser cuidada por razões de saúde e estéticas.

colocar protetor solar nas mãos

+ Fontes

  1. Skincancer. (2021). Ask the Expert: How Often Do I Need to Reapply Sunscreen If I’m Indoors All Day. Disponível em: https://www.skincancer.org/blog/ask-the-expert-how-often-do-i-need-to-reapply-sunscreen-if-im-indoors-all-day/
  2. Skincancer. (2019). What’s the Sunscreen Situation?. Disponível em: https://www.skincancer.org/blog/whats-the-sunscreen-situation/
  3. Skincancer. All About Sunscreen. Disponível em: https://www.skincancer.org/skin-cancer-prevention/sun-protection/sunscreen/
  4. Skincancer. (2021). Ask the Expert: Is Skin Protection More Important During “Sun Season”?. Disponível em: https://www.skincancer.org/blog/ask-the-expert-is-skin-protection-more-important-during-sun-season/
  5. Skincancer. (2020). Even Snow Days Are Sun Days. Disponível em: https://www.skincancer.org/blog/even-snow-days-sun-days/
Tags
Unilabs Autor Unilabs

Presente em Portugal desde 2006, a Unilabs é líder nacional em Diagnóstico Clínico, com mais de 1000 Unidades de atendimento ao seu dispor. Serviços: Análises Clínicas, Cardiologia, Anatomia Patológica, Radiologia, Genética Médica, Medicina Nuclear, Gastrenterologia.