As férias de verão são um período de descanso para muitas pessoas mas que, devido ao calor, aos convívios e ao relaxamento, podem contribuir para o ganho de peso, já que o tempo e a predisposição para comer são maiores. Por essa razão, reunimos algumas dicas para não aumentar de peso nas férias.

Mesmo em férias, há que manter um certo controlo sobre aquilo que come, pelo bem da sua saúde, pois alguns dias de descuido podem resultar em muitos quilos a mais na balança.

Assim, nestas férias, procure fazer refeições mais equilibradas, praticar exercício físico e manter rotinas saudáveis.

15 dicas para não aumentar de peso nas férias e manter-se saudável

São vários os fatores que podem contribuir para o aumento de peso durante as férias. Se ficar numa casa, a preguiça para cozinhar pode ser uma explicação, enquanto se ficar num hotel, os buffets podem ser uma verdadeira tentação.

Seja qual for o seu caso, há sempre formas de manter comportamentos saudáveis e equilibrados. Confira as nossas 15 dicas para não aumentar de peso nas férias. 1

Faça as refeições em zonas tranquilas

Se almoçar ou jantar em restaurantes ou no buffet do hotel, deve procurar uma mesa mais afastada da zona das comidas, de modo a comer com mais calma, a mastigar melhor e a ter mais prazer na refeição.

Assim, no final, sentir-se-á mais saciado, sem ter cometido exageros alimentares. Além disso, deve evitar distrações como o telemóvel, a televisão, o tablet ou outras.

jovem a beber água

Beba água

A água deve ser a bebida de eleição, mesmo durante as férias. É saciante, hidratante e limpa as papilas gustativas. Deste modo, consegue saborear melhor os alimentos, sem com isso ingerir mais calorias.

Não se esqueça que com a exposição solar e o aumento da transpiração, as necessidades de hidratação do corpo são maiores. Portanto, é essencial fazer-se acompanhar sempre de uma garrafa de água.

Para um sabor diferente, pode preparar as suas próprias águas aromatizadas. Experimente juntar à sua garrafa um pau de canela, casca de limão ou laranja e umas folhas de hortelã e conseguirá um refresco saudável e super agradável.

Prefira estas águas aromatizadas caseiras às de compra ou mesmo a sumos e a refrigerantes.

Coma sopa

Comece as refeições com uma sopa de legumes ou com uma entrada saudável, como uma salada por exemplo, de modo a controlar o apetite e a moderar a porção de comida que compõe o seu prato principal.

jovem a comer salada na cozinha

Selecione bem os alimentos

Caso faça as refeições num buffet, deve ver bem todos os alimentos disponíveis e, só depois, pegar no prato e selecionar o que vai compor a sua refeição principal, sem ceder a impulsos ou à gula.

Além disso, pode ser recomendável usar um prato mais pequeno, tipo de sobremesa, para evitar exageros na quantidade de comida colocada.

Lembre-se que não tem de experimentar tudo na mesma refeição, até porque a mistura de vários alimentos vai acabar por eliminar o sabor e o aroma de muitos deles.

Construa um prato equilibrado

Uma refeição saudável deve ter, maioritariamente, legumes e salada. Depois, deve apresentar uma única fonte de proteína (ou carne ou peixe ou ovo) e uma fonte de hidratos de carbono (ou arroz ou massa ou batata).

Não se esqueça da fruta

Apesar dos gelados saberem bem nos dias quentes de férias, prefira comer fruta, sobretudo à sobremesa. Ela é rica em água e, por isso, a par dos líquidos ingeridos, ela ajuda a manter os níveis de hidratação do corpo.

Além disso, tanto a fruta, como as hortícolas, são ricas em fibras, vitaminas, minerais e compostos fenólicos, sendo alimentos altamente saciantes.

Esteja atento à alimentação das crianças

Os mesmos cuidados devem ser tidos com a dieta dos mais novos. Mesmo em contexto de férias, é importante que eles façam refeições equilibradas, compostas por sopa ou salada, prato principal e fruta.

Acompanhe tudo com água e deixe os doces e os gelados para momentos especiais. Aproveite também as férias para lhes apresentar ingredientes novos, sobretudo se viajar para destinos com outras culturas gastronómicas.

jovem feliz a correr na praia

Exercite-se

As férias servem para descansar e relaxar, mas é possível fazê-lo, sem deixar de parte a atividade física.

Procure aliar o desporto a exercícios que lhe dêem prazer, como passear, correr, dançar, andar de bicicleta ou praticar desporto em família ou com os amigos. Além de gastar energia, ainda se vai divertir.

Evite ingerir bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas são calóricas. O álcool possui 7 kcal/g, o que significa que um simples copo de gin pode ter quase 200 kcal.

Além disso, essas bebidas não têm uma função hidratante e não substituem a água. Portanto, modere ao máximo o seu consumo.

ovo cozido em cima de uma tábua

Inclua proteínas nas refeições

Além do almoço e do jantar, deve-se contemplar uma fonte de proteína nas demais refeições, podendo por exemplo optar por um ovo cozido, um iogurte ou um queijo fresco. Esta é uma escolha equilibrada, que contribui para uma maior sensação de saciedade.

Durma bem

Mesmo de férias, é importante manter rotinas de sono saudáveis. Portanto, sempre que possível, tente dormir oito horas e deitar-se e levantar-se cedo. É que o sono reparador também ajuda a controlar o apetite.

Não subestime o pequeno-almoço

Além de dever tomar sempre o pequeno-almoço, deve procurar que este seja uma refeição nutritiva e saudável. Assim, pode aproveitar a vasta oferta de alimentos disponível nos hotéis, mas evitando os bolos e os doces.

Uma boa opção é, por exemplo, reunir no prato ovos mexidos, pão (de preferência integral) e uma peça de fruta ou, então, um iogurte natural, com flocos de aveia, um punhado de oleaginosas e uma peça de fruta.

jovem a preparar pequeno-almoço saudável na cozinha

Prepare lanches saudáveis

Produtos processados, já prontos e com muito açúcar, gordura e calorias podem ser uma tentação nos dias de férias, mas não são a melhor opção para o seu lanche, já que são pouco nutritivos e saciantes.

Assim, à hora do lanche, deve preferir, por exemplo, frutas, vegetais, frutos secos, sementes e fruta desidratada.

Vá controlando o seu peso

Pode não parecer a atividade mais interessante para fazer nas férias, mas esta é a única forma de realmente conseguir perceber se está ou não a ter uma alimentação adequada.

Assim, se tiver aumentado de peso, pode sempre ir ajustando a sua dieta ou aumentando a frequência da prática de exercício físico.

mulher a pesar na balança em casa

Evite refeições pré-prontas

Este tipo de refeições é mais prático, mas também mais rico em gordura e sal. Portanto, é preferível preparar pratos mais simples, mas mais equilibrados, que pode congelar e ir descongelando para comer durante as férias.

Marque uma consulta online e cuide da sua saúde.

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+ Fontes

  1. Nutrimento. (2015). Como lidar com um “bufete tudo incluído” e mesmo assim ter umas excelentes férias. Disponível em: https://nutrimento.pt/noticias/como-lidar-com-um-bufete-tudo-incluido-e-mesmo-assim-ter-umas-excelentes-ferias/
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