Devido à pandemia, muitos cuidados de saúde foram adiados. Adotar uma postura ativa e preventiva tornou-se ainda mais importante, para analisar o seu estado de saúde e para uma maior longevidade e qualidade de vida.

Cuidar da saúde tornou-se ainda mais urgente e o check-up e exames médicos de rotina são uma arma de diagnóstico atempada muito poderosa, permitindo detetar possíveis doenças antes mesmo destas apresentarem qualquer sintomatologia ou sinal de alerta.

O que é um check-up?

O check-up é um exame médico completo, composto por várias especialidades, de acordo com o que se pretende avaliar e que permite analisar a saúde geral do paciente. Através dos check-ups é feita uma deteção e despistagem de determinadas doenças e problemas e uma avaliação do risco de contração das mesmas, de acordo com as caraterísticas e especificidades de cada pessoa.

Para que serve um check-up?

De acordo com as caraterísticas de cada indivíduo e determinados fatores, a realização de um check-up poderá ter uma regularidade variável. De acordo com a Ordem dos Médicos, em pessoas sem qualquer sintoma, historial familiar ou fatores de risco, não há necessidade da realização anual de um check-up. Contudo, de acordo com as suas caraterísticas e os seguintes fatores, deve analisar e consultar o seu médico para perceber qual a periodicidade com que deve realizar uma avaliação completa ao seu estado geral de saúde:

  • Idade
  • Sexo
  • História pessoal e de saúde
  • Histórico familiar
  • Condições ambientais
  • Hábitos de vida: alimentação, exercício físico, consumo de álcool e/ou tabaco, etc.

Todos estes aspetos têm influência no risco associado à contração de determinadas doenças e devem, por isso, ser avaliadas individualmente.

É de realçar que uma postura preventiva e de cuidados de saúde é uma abordagem positiva, dado que permite o possível despiste e deteção precoce de doenças potencialmente mortais.

Ao realizar um check-up conseguem-se identificar possíveis fatores de risco significativos do indivíduo para determinadas doenças e condições de saúde, para as quais poderá ter uma maior predisposição. Assim, o paciente será instruído pelo seu médico em relação a comportamentos, hábitos e cuidados que deverá adotar para manter-se saudável.

Tipos de check-up

Realizar um check-up e decidir qual fazer é uma decisão que, preferencialmente, deve ser tomada por um médico, que tenha total conhecimento do caso, saiba as queixas frequentes do doente, sintomas, problemas, historial e todos os pontos anteriormente mencionados, bem como outros. Com base em toda essa informação será possível determinar quais os exames mais relevantes e importantes para o paciente, logo, qual o check-up mais apropriado.

Existem diversos tipos de check-up, dos mais simples aos mais completos, englobando diversas especialidades clínicas, desde as Análises Clínicas, aos exames de Radiologia (ressonância magnética, TAC…), exames de Anatomia Patológica (citologia…), Cardiologia (ECG, ecocardiograma…) etc. e até mesmo rastreios e check-ups específicos para determinados casos e situações. Nomeadamente, exames de diagnóstico de rotina que são realizados de forma regular e que muitas vezes são considerados check-ups: rastreios oncológicos como cancro da mama (mamografia), rastreio do cancro do cólon e reto (colonoscopia e sangue oculto nas fezes), rastreio do cancro do pulmão, rastreio ginecológico, etc.

Na Unilabs disponibilizamos check-ups adaptados a diversos tipos de pessoas, com diferentes preocupações e patologias, dentro da especialidade de Análises Clínicas e Cardiologia:

Este é um check-up inclui testes para a diabetes, colesterol, infeção, função hepática e renal e também elementos do sangue como glóbulos vermelhos e brancos. Todas estas análises permitem que avalie o estado atual da sua saúde e, com base nos resultados, tome medidas.

Uma avaliação regular da sua Saúde é muito importante para garantir não só que está bem de saúde, mas sobretudo se não estiver, para que qualquer problema de saúde possa ser detetado de forma precoce. Deste modo, as possibilidades de tratamento são mais promissoras. Através deste consegue ter uma visão abrangente sobre a sua saúde, uma vez que com este check-up é possível diagnosticar doenças cardiovasculares, renais, hepáticas, anemia e diabetes.

A anemia é um problema de saúde no qual a hemoglobina no sangue está abaixo do valor de referência considerado normal e que resulta de carências nutricionais, como ferro, ácido fólico ou vitamina B12. Este check-up é particularmente indicado para pessoas que tendencialmente sofrem de anemia e/ou que apresentem sintomas que possam estar associados a esta condição: fadiga e cansaço, dificuldade de concentração, falta de disposição e pele pálida.

Realizar este perfil analítico permite confirmar se existem carências e se sim quais, de modo a que possa alterar a sua alimentação e/ou suplementá-la caso assim o seu médico indique.

A diabetes é uma doença que afeta mais de 13% da população portuguesa e que se caracteriza por níveis elevados de açúcar no sangue, devido à ausência ou incapacidade de absorção de insulina.

Realizar uma avaliação regular a esta condição é especialmente relevante quando o paciente tem histórico familiar da doença e, portanto, maior predisposição para vir a sofrer dela. Adicionalmente, existem vários fatores de risco para a diabetes como o excesso de peso, uma alimentação desequilibrada e a falta de exercício físico, que tornam a realização deste check-up ainda mais importante.

A realização de um check-up desporto é muito importante não só para atletas, mas para qualquer indivíduo que pratique exercício físico de forma regular ou que pretenda iniciar a prática desportiva. Através do MOVE é possível avaliar a sua aptidão física e estado de saúde para a prática de exercício físico, assim prevenindo e reduzindo o risco de ocorrência de problemas cardíacos na prática desportiva. Os benefícios e importância deste check-up são exponenciados se tiver tido COVID-19, sendo recomendada a realização de um MOVE pós-COVID para um regresso em segurança ao exercício físico.

Um dos fatores determinantes para a realização de um check-up é o género e a idade. A saúde das mulheres exige cuidados distintos da saúde do homem, além dos cuidados generalizados e a idade também tem um papel preponderante, uma vez que a partir dos 40 anos existem fatores de risco que carecem de uma atitude preventiva e vigilante mais ativa.

Precisamente por isso, este check-up completo avalia a saúde da mulher e ajuda a identificar eventuais riscos à sua saúde como diabetes, doenças cardíacas, anemia etc.

Tal como a saúde da mulher, também os homens necessitam de ter cuidados especiais com a sua saúde, além dos cuidados generalizados. Este check-up é indicado para homem com mais de 50 anos, visto que a idade é um fator de risco para algumas doenças. Com estes exames laboratoriais é possível detetar a presença de algum problema na próstata, tais como cancro da próstata, função hepática, renal etc.

O check-up cardiovascular analisa diversos parâmetros, com intuito de diagnosticar e prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares como o AVC, enfarte do miocárdio, aterosclerose e angina de peito.

O colesterol elevado é uma das principais causas de doença coronária, e doenças cardiovasculares como acidentes vasculares cerebrais (AVC) e de enfarte do miocárdio. Apesar do colesterol estar presente em todas as células do corpo e desempenhar funções muito importante no nosso organismo, o excesso de colesterol é problemático. Por isso, fazer um controlo regular dos níveis desta gordura é fundamental, sobretudo para os indivíduos que têm histórico familiar de colesterol alto e que não adotam um estilo de vida particularmente saudável.

Realize o seu check-up! Não necessita de marcação prévia.
Tem outros exames de rotina para realizar? Marque de forma cómoda e rápida online.

Marcar agora

Importância e benefícios da realização de um check-up

A realização de check-ups regulares, adaptados a si e à sua saúde, é muito importante por diversos motivos, nomeadamente:

Prevenção de doenças

Quando um indivíduo tem determinados antecedentes de saúde, fatores de risco etc. um check-up regular de determinados parâmetros é crucial para garantir que o mesmo se mantém saudável.

Diagnóstico precoce

Ao ter cuidados regulares com a sua saúde e analisá-la medicamente é possível que, caso tenha alguma doença, a mesma seja detetada atempadamente.

Mais hipóteses de tratamento

Através dos check-ups é possível ter um diagnóstico no momento certo, permitindo por sua vez mais hipóteses de tratamento e que os mesmos tenham mais probabilidade de serem bem sucedidos.

Quais os procedimentos envolvidos num check-up?

Para a realização de um check-up deve ter em consideração o que foi mencionado anteriormente e saber qual o check-up a realizar e onde pretende realizá-lo. Na Unilabs Portugal a realização dos check-ups não carece de marcação prévia e podem ser realizados em qualquer um das Unidades próprias com especialidade de Análises Clínicas.

Posteriormente, consoante o check-up a realizar terá diferentes parâmetros das análises clínicas a serem analisados. O procedimento e preparação para os check-ups é muito simples e irá receber toda a informação previamente. Após a realização da colheita irá receber os seus resultados por e-mail, sms ou através da App Saúde Unilabs.

mulher a fazer análises clínicas na unilabs

Onde realizar um check-up

Na Unilabs Portugal pode realizar qualquer um destes check-up de análises clínicas nas nossas Unidades próprias com serviço de Análises Clínicas, sem necessitar de realizar marcação prévia. Pode também fazer um pedido de marcação online para realizar estes check-ups no conforto da sua casa com o nosso Serviço ao Domicílio.

Além destes check-ups, pode realizar todos os nossos exames de diagnóstico consoante as suas necessidades e indicações médicas, nas diversas Unidades Unilabs espalhadas de Norte a Sul do país.

Faça o seu check-up na Unilabs em qualquer Unidade Unilabs com Análises Clínicas

Saiba mais
Unilabs Autor Unilabs

Presente em Portugal desde 2006, a Unilabs é líder nacional em Diagnóstico Clínico, com mais de 1000 Unidades de atendimento ao seu dispor. Serviços: Análises Clínicas, Cardiologia, Anatomia Patológica, Radiologia, Genética Médica, Medicina Nuclear, Gastrenterologia.