Os benefícios do exercício físico estão bem estudados. Conheça-os e saiba por que deve fazer um check-up antes de iniciar qualquer atividade física.

Sabemos que a maioria dos benefícios do exercício físico e desporto podem ser adquiridos com pelo menos 150 minutos de atividade moderada ou vigorosa por semana. Esta atividade pode ser distribuída em, por exemplo, 20 minutos diários ou 50 minutos, três vezes por semana.

O aumento do volume da atividade seja na intensidade, frequência ou duração podem ainda contribuir para benefícios adicionais. No entanto, é importante relembrar que mesmo algum tipo de atividade física é sempre melhor que nenhuma!

A prescrição de exercício físico deve ser adaptada individualmente em função dos objetivos do atleta e/ou das patologias de base do indivíduo.

Mas afinal quais os benefícios do exercício físico?

Em adultos, sabemos que existe menor risco de:

  • Morte súbita;
  • Doença coronária;
  • Enfarte agudo do miocárdio;
  • Hipertensão;
  • Dislipidemia;
  • Diabetes mellitus tipo 2;
  • Síndrome metabólico;
  • Cancro do cólon e mama.

Pessoas a praticar exercício físico no ginásio

Além disso, o exercício físico é um fator essencial na prevenção de ganho de peso e obesidade, um problema com elevada incidência mundial. Os benefícios da prática de desporto e exercício físico incluem ainda a:

  • Melhoria a condição cardiorrespiratória e muscular do indivíduo;
  • Diminuição do risco de quedas;
  • Diminuição do índice de depressão;
  • Melhoraria da função cognitiva (em indivíduos acima de 65 anos);
  • Melhoraria dos padrões de sono.

Os riscos da inatividade física e sedentarismo

Sabemos que a inatividade física é o quarto fator de risco de mortalidade a nível mundial.

De facto, o sedentarismo é um grande fator de risco de doenças cardíacas e cerebrovasculares, diabetes mellitus, hipertensão e alguns tipos de cancro. Em Portugal, está presente em 64% da população.

Combater a inatividade física é essencial para garantir o bom funcionamento do organismo e ajudar a diminuir a incidência de doenças crónicas.

Homem a fazer check up de desporto

Para que serve um check-up de desporto?

Antes de se iniciar na prática de exercício físico e desporto, pode ser necessário fazer um check-up, pois é importante adaptar a prática desportiva perante a existência de limitações médicas ou morfológicas e prevenir o agravamento pelo desporto de condições médicas pré-existentes.

Consulte o seu médico de medicina desportiva para prevenir riscos cardiovasculares e para prescrição de exercício específico com estratégias visando a prevenção de lesões.

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