Os benefícios do exercício físico estão bem estudados. Conheça-os e saiba por que deve fazer um check-up antes de iniciar qualquer atividade física.

Sabemos que a maioria dos benefícios do exercício físico e desporto podem ser adquiridos com pelo menos 150 minutos de atividade moderada ou vigorosa por semana. Esta atividade pode ser distribuída em, por exemplo, 20 minutos diários ou 50 minutos, três vezes por semana.

O aumento do volume da atividade seja na intensidade, frequência ou duração podem ainda contribuir para benefícios adicionais. No entanto, é importante relembrar que mesmo algum tipo de atividade física é sempre melhor que nenhuma!

A prescrição de exercício físico deve ser adaptada individualmente em função dos objetivos do atleta e/ou das patologias de base do indivíduo.

Mas afinal quais os benefícios do exercício físico?

Em adultos, sabemos que existe menor risco de:

  • Morte súbita;
  • Doença coronária;
  • Enfarte agudo do miocárdio;
  • Hipertensão;
  • Dislipidemia;
  • Diabetes mellitus tipo 2;
  • Síndrome metabólico;
  • Cancro do cólon e mama.

Pessoas a praticar exercício físico no ginásio

Além disso, o exercício físico é um fator essencial na prevenção de ganho de peso e obesidade, um problema com elevada incidência mundial. Os benefícios da prática de desporto e exercício físico incluem ainda a:

  • Melhoria a condição cardiorrespiratória e muscular do indivíduo;
  • Diminuição do risco de quedas;
  • Diminuição do índice de depressão;
  • Melhoraria da função cognitiva (em indivíduos acima de 65 anos);
  • Melhoraria dos padrões de sono.

Os riscos da inatividade física e sedentarismo

Sabemos que a inatividade física é o quarto fator de risco de mortalidade a nível mundial.

De facto, o sedentarismo é um grande fator de risco de doenças cardíacas e cerebrovasculares, diabetes mellitus, hipertensão e alguns tipos de cancro. Em Portugal, está presente em 64% da população.

Combater a inatividade física é essencial para garantir o bom funcionamento do organismo e ajudar a diminuir a incidência de doenças crónicas.

Homem a fazer check up de desporto

Para que serve um check-up de desporto?

Antes de se iniciar na prática de exercício físico e desporto, pode ser necessário fazer um check-up, pois é importante adaptar a prática desportiva perante a existência de limitações médicas ou morfológicas e prevenir o agravamento pelo desporto de condições médicas pré-existentes.

Consulte o seu médico de medicina desportiva para prevenir riscos cardiovasculares e para prescrição de exercício específico com estratégias visando a prevenção de lesões.

MOVE: o check-up desporto da Unilabs

 

O MOVE, da Unilabs, é um check-up que engloba um pack de exames de diagnóstico e uma consulta de medicina desportiva. Visa avaliar a sua condição física para a prática desportiva e destina-se não só a iniciantes, mas também aos praticantes ocasionais, assíduos e atletas federados.

Importa voltar a sublinhar que um check-up de desporto é essencial para avaliar se a sua aptidão física e o seu estado de saúde se adequam à prática do exercício físico que realiza ou pretende praticar. Além disso, é uma forma de prevenir e reduzir o risco associado à ocorrência de eventos cardíacos durante a prática de exercício físico.

Quais os procedimentos envolvidos no check-up?

Após fazer a marcação do seu check-up, deverá deslocar-se à Unidade Unilabs no dia agendado. Se estiver no Porto deve dirigir-se à Unidade Unilabs | CASA SAÚDE BOAVISTA, na Rua Pedro Hispano, 881 (piso 0). Em Lisboa, deve dirigir-se à Unidade Unilabs no Areeiro, situada na Avenida Almirante Gago Coutinho, 2A a 4B.

Feito o check-in ser-lhe-ão feitos alguns exames, de acordo com a seguinte ordem:

1. Análises clínicas, que incluem:

  • Hemograma;
  • Glicemia em jejum;
  • Colesterol total;
  • Colesterol HDL;
  • Colesterol LDL;
  • Triglicéridos;
  • Urina tipo II;
  • Ferro;
  • Ferritina;
  • Magnésio.

2. Um eletrocardiograma;

3. Uma prova de esforço;

4. Ecocardiograma.

Posteriormente, terá uma consulta de medicina desportiva com um dos médicos especialistas da Unilabs. Tendo em conta o seu perfil e os seus objetivos relativamente à prática desportiva, poderá ser recomendada, durante esta consulta, a realização de outros exames complementares não incluídos no pack.

Importa, contudo, lembrar que deverá estar em jejum (de pelo menos 12 horas) antes da realização do check-up. Depois do procedimento, a Unilabs oferece-lhe um pequeno-almoço reforçado.

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Unilabs Autor Unilabs

Presente em Portugal desde 2006, a Unilabs é líder nacional em Diagnóstico Clínico, com mais de 1000 Unidades de atendimento ao seu dispor. Serviços: Análises Clínicas, Cardiologia, Anatomia Patológica, Radiologia, Genética Médica, Medicina Nuclear, Gastrenterologia.