A astenia da primavera não é uma entidade clínica, mas também não é um mito. É uma síndrome que se caracteriza por um conjunto de alterações fisiológicas, que ocorrem para que o corpo se adapte às mudanças climatéricas, associadas à chegada desta nova estação do ano.

Quais os sintomas associados a esta condição e o que fazer para evitá-los ou atenuá-los é o que vamos explicar em seguida.

O que é a astenia da primavera?

A palavra astenia significa falta de vigor ou diminuição e perda da força física. A astenia da primavera parece ser mais prevalente nas crianças, seniores e em mulheres, sobretudo entre os 35 e os 50 anos de idade.

Contudo, convém dizer que a astenia nem sempre está associada à mudança de estação. A astenia também pode estar relacionada com problemas de saúde.

Existe a astenia funcional, associada a fatores como stress, ansiedade e estados depressivos. E a astenia orgânica, relacionada com problemas cardíacos, doenças pulmonares, anemia, entre outras patologias.1

mulher cansada no sofá com filhos a brincar

Causas

Na origem da astenia da primavera, podem estar várias modificações fisiológicas que o organismo promove de modo a adaptar-se a alterações climatéricas, como a mudança de luminosidade, de temperatura, de humidade e de pressão atmosférica trazidas pela nova estação.

Além disso, a mudança de hora e a sua interferência na regulação do ritmo circadiano e nos ritmos biológicos também pode contribuir para esta condição. Uma dieta pouco saudável, o stress e o sedentarismo podem ainda agravar esta situação.1

Sintomas

Os sintomas associados à astenia da primavera não devem durar mais de três semanas (caso se prolonguem mais no tempo, deve consultar um médico).

Alguns deles são: 1

  • Cansaço e desconforto generalizado;
  • Diminuição da energia, do apetite e da líbido;
  • Falta de concentração e de memória;
  • Fadiga e fraqueza;
  • Irritabilidade, nervosismo e ansiedade;
  • Tristeza;
  • Apatia;
  • Dificuldade em adormecer.

O que pode fazer?

Para prevenir ou combater os sintomas da astenia da primavera, é aconselhável: 1

  • Ter uma alimentação saudável e rica em frutas e vegetais, alimentos energéticos, ingredientes com vitamina C e produtos da época;
  • Evitar o consumo de alimentos com açúcar, processados, fritos e fast food;
  • Fazer pequenas refeições, várias vezes por dia;
  • Beber, pelo menos, 1,5 litros a 2 litros de água diariamente e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, açucaradas e estimulantes;
  • Praticar, pelo menos, 30 minutos de atividade física diária, como caminhar ou andar de bicicleta (evitar o horário noturno pois, pode afetar o sono);
  • Evitar o stress e ansiedade;
  • Não fumar;
  • Dormir cerca de sete a oito horas por noite.

mulher no parque a praticar exercício físico

Alguns alimentos a privilegiar

Há alimentos especialmente benéficos para combater os sintomas da astenia da primavera, pois são ricos em componentes benéficos para o sistema imunitário.

Alguns desses alimentos são:

  • Laranja, limão e kiwi: fontes ricas em vitamina C e em antioxidantes;
  • Cogumelos: fontes ricas em antioxidantes, selénio e vitaminas do complexo B;
  • Sementes de abóbora: fontes ricas em zinco;
  • Amêndoas: fontes ricas em vitamina E e B3 (niacina);
  • Iogurtes: fontes ricas em bactérias que fortalecem a resposta inflamatória no organismo;
  • Alhos: fontes ricas em componentes que estimulam a atividade celular do sistema imunitário;
  • Espinafres: fontes ricas em folato, fibras, antioxidantes e vitamina C;
  • Batata-doce: fontes ricas em beta-caroteno e vitamina A;
  • Bananas: fontes ricas em energia e triptofano.

Cuidados a ter

Apesar da astenia da primavera não ser uma doença, nem uma situação clínica grave, ela pode interferir no dia-a-dia e no bem-estar de quem sofre desta condição.

Por esse motivo, em alguns casos, a consulta de um médico pode ser importante, no sentido de ajudar a pessoa a controlar os sintomas e a recuperar os níveis de energia habituais.

Além disso, se a sintomatologia se perpetuar, é fundamental ser observado por um médico, de modo a garantir que estes sintomas não estão relacionados com algum problema de saúde.

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+ Fontes

  1. Medical News Today. What to know about asthenia (weakness). Disponível em: https://www.medicalnewstoday.com/articles/asthenia-weakness
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