Há alguns ingredientes que, pelas suas caraterísticas, são capazes de aumentar a nossa temperatura corporal e, como consequência, acelerar o nosso metabolismo. Como tal, há uma maior eliminação de gorduras. Os alimentos que reúnem estas propriedades são chamados de alimentos termogénicos.
Grande parte destes alimentos é rica em substâncias, como a capsaicina, a efedrina ou a cafeína que, além de queimarem gorduras, ajudam a diminuir os níveis de colesterol. 1 2
O que são alimentos termogénicos e quais as suas funções
Pelas suas funções, os alimentos termogénicos são bastante procurados por quem quer perder peso. Porém, há que saber que nem todos os ingredientes ditos termogénicos o são realmente.
Para perceber exatamente o que são alimentos termogénicos, há que considerar determinados nutrientes, que são responsáveis por criarem o efeito termogénico no organismo e, assim, elevar a oxidação de gordura e contribuir para a perda de peso.
De entre esses nutrientes, merece destaque a proteína, um macronutriente com um forte poder termogénico que ajuda a aumentar a massa e o tecido muscular e a elevar o metabolismo.
Outros dos nutrientes a ter em conta são os hidratos de carbono e os lípidos. Assim, os alimentos ricos nestes nutrientes são, potencialmente, termogénicos.
Convém, também, explicar que esta aceleração do metabolismo não vai além das 100 Kcal, o que significa que, para surtir efeito, é importante que a ingestão dos alimentos termogénicos seja acompanhada de outras boas práticas, como a realização de exercício físico e de uma alimentação globalmente equilibrada. 1 2
10 alimentos termogénicos
Agora que já sabe o que são alimentos termogénicos e quais as suas principais caraterísticas e funções, fique a conhecer alguns exemplos destes alimentos e inclua-os numa dieta saudável e equilibrada.
1. Canela
Esta especiaria ajuda a regular os níveis de glicose do nosso corpo, estabilizando-os e evitando alterações nos níveis de insulina ou de açúcar presentes no sangue, e que são causadores de uma sensação de fome.
2. Espargos
Os espargos são um alimento saboroso e com qualidades termogénicas. Eles ajudam a regular o aparelho digestivo e os níveis de açúcar e de gordura, além de serem ricos em fibra.
3. Óleo de coco
O óleo de coco pode e deve ser integrado nas suas refeições, pois estimula o sistema imunitário e digestivo e o metabolismo, além de favorecer a perda de peso e a regulação dos níveis de colesterol.
4. Mostarda
A mostarda é capaz de aumentar para o dobro o metabolismo normal de um indivíduo. Contudo, deve ser consumida com moderação, para prevenir o consumo excessivo de calorias.
5. Gengibre
O gengibre pode ser adicionado a vários pratos e, além de sabor, ele vai ajudar a aumentar o metabolismo, graças às suas caraterísticas termogénicas.
Tem ainda uma função anti-inflamatória.
6. Aveia
Para digerir a aveia, é necessário que o nosso organismo despenda muita energia e, por isso, é considerado um alimento termogénico. Ele equilibra os níveis de açúcar e favorece o gasto de calorias.
7. Clara de ovo
Como tem muita proteína, a clara de ovo ajuda a adquirir massa magra, pois o processo de digestão deste ingrediente exige um grande consumo de energia.
8. Chá de hibisco
Este chá também é considerado termogénico, pois ajuda a eliminar gordura corporal e a emagrecer, evitando a retenção de líquidos.
9. Pimenta
A pimenta, sobretudo a pimenta picante, é um ótimo termogénico porque, acelera significativamente o metabolismo, constituindo uma fonte de energia.
10. Chá verde
Finalmente, o chá verde é outro chá que também contribui para a termogénese, pelo que causa a oxidação da gordura.
Antes de privilegiar alimentos termogénicos na sua dieta, deve consultar um especialista, de modo a ter o devido acompanhamento. Além disso, deve ponderar sobre certas contraindicações que existem, quanto ao seu consumo.
Por exemplo, os alimentos termogénicos não devem ser consumidos à noite, para não interferirem na higiene do sono, assim como não devem ser ingeridos em excesso, para evitar efeitos secundários, como dores de cabeça, tonturas, insónias e problemas gastrointestinais.
+ Fontes
- Lima, Rita. (2020). Alimentos termogénicos: a realidade atual. Disponível em: https://www.vidaativa.pt/alimentos-termogenicos/
- Westerterp, Klaas R. (2004). Diet induced thermogenesis. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC524030/
- Medical News Today. (2019). Best 10 foods to boost metabolism. Disponível em: https://www.medicalnewstoday.com/articles/325237