A Cintigrafia é um exame da especialidade médica da Medicina Nuclear, muito utilizado no estudo de vários órgãos e sistemas do corpo humano. Conheça-a melhor neste artigo.

O exame de Cintigrafia é utilizado no diagnóstico de inúmeras patologias como angina do peito e doença oncológica, permitindo também a avaliação do funcionamento da tiróide.

Através deste exame, podem ser estudadas a função e metabolismo de vários órgãos ou sistemas do corpo humano sendo, por isso, transversal a diversas áreas da medicina.

O que é a Cintigrafia?

A Cintigrafia é um exame da Medicina Nuclear em que se administra uma baixa dose de radiação ao doente, geralmente por via endovenosa.

A esta substância dá-se o nome de radiofármaco ou radionuclídeo. Este marcador vai fixar-se a um órgão ou alvo específico, permitindo o seu estudo por imagens no equipamento designado por câmara-gama.

Mulher a fazer Cintigrafia de perfusão do miocárdio

Tipos de Cintigrafia existentes

A Cintigrafia pode ser utilizada para vários estudos, nomeadamente:

Cintigrafia de perfusão do miocárdio

Este exame é muito específico, possuindo extrema importância para o diagnóstico da angina de peito quando a sua origem é desconhecida.

Caso as artérias coronárias possuam estreitamento, é possível avaliar e quantificar o fluxo sanguíneo que chega ao coração, assim como a função cardíaca.

Este exame pode ainda ser realizado após cirurgia cardíaca para avaliar qual a melhoria real no fornecimento de sangue ao coração.

Para as pessoas que já sofreram um ataque cardíaco, a Cintigrafia ajuda a determinar qual o seu prognóstico, nomeadamente quais foram as áreas afetadas do coração e se estas são passíveis de serem (ou não) recuperadas.

Como é realizada?

Existem diversos protocolos para a realização da Cintigrafia de perfusão do miocárdio. A decisão do protocolo a seguir é da responsabilidade do médico especialista.

Regra geral, este exame consiste em duas fases:

  • 1ª Fase: realiza-se uma prova de esforço (em passadeira ou através de estimulação farmacológica) durante a qual é administrado o radiofármaco por via endovenosa. Este radiofármaco vai fixar-se no coração. Após 1 hora, são adquiridas imagens na câmara-gama durante aproximadamente 20 minutos;
  • 2ª Fase: procede-se à administração do radiofármaco em repouso. O doente aguarda novamente cerca de 1 hora e são novamente adquiridas imagens.

Como atuam os radiofármacos?

Dependendo da quantidade de radiofármaco fixada no coração, é possível avaliar todas as regiões do miocárdio e o seu fluxo sanguíneo.

Se após um esforço físico, algumas regiões captarem menos a substância radioativa, significa que se está perante uma zona de suprimento inadequado de sangue (isquémia). Como resultado, são visualizadas imagens mais desvanecidas desta região.

Após algumas horas, são repetidas novamente imagens para serem comparadas com os valores obtidos na fase de esforço. Assim, o médico consegue distinguir quais as áreas onde o fluxo sanguíneo é reversível, das áreas onde não é.

Preparação para o exame

Para a realização da Cintigrafia de perfusão do miocárdio, é necessário jejum de 4 horas que antecedem o início do exame.

É também recomendado que nas 24 horas que antecedem a sua realização, não consuma bebidas estimulantes como café, chá ou chocolate.

Duração do exame

A duração aproximada deste exame é entre 3 a 6 horas.

Cintigrafia Óssea

A cintigrafia óssea é utilizada muito frequentemente no estudo inicial de doença oncológica, nomeadamente para avaliar se existe doença metastática.

Pode ainda ser utilizada em doentes que apresentem dores ósseas inexplicáveis, inflamações, doenças osteometabólicas, tumores ósseos primários, fraturas, alterações na circulação sanguínea e ainda na avaliação de próteses.

Como é realizada?

A cintigrafia óssea é realizada em duas fases:

  • 1ª Fase: administração do radiofármaco;
  • 2ª Fase: aquisição de imagens na câmara-gama após 2 horas. É fundamental que o doente esvazie a bexiga antes da aquisição destas imagens para que o radiofármaco não esteja concentrado nesta região.

Durante este período, o doente pode comer e ausentar-se do hospital sendo apenas recomendada a hidratação aumentada e micção frequente para auxiliar na eliminação do radiofármaco.

Preparação para o exame

Não existe preparação para a Cintigrafia óssea. Apenas é necessário trazer todos os exames que sejam relevantes para o contexto do exame.

Duração do exame

A duração aproximada deste exame é entre 3 a 4 horas.

Imagens de Cintigrafia a tiroide

Cintigrafia da tiroide

A Cintigrafia da tiróide é realizada para avaliar o funcionamento da glândula tiroideia.

Está indicada para avaliar nódulos da tiróide, cancro da tiróide, hipertiroidismo, hipotiroidismo ou ainda na inflamação da tiróide.

Como é realizada?

É um exame extremamente simples em que, primeiramente se administra o radiofármaco e após 15 minutos, são realizadas imagens na câmara-gama durante aproximadamente 20 minutos.

Preparação para o exame

Em alguns casos, para a sua realização é indicada a suspensão da medicação devendo esta informação ser confirmada junto do seu médico assistente.

Devem também ser evitadas a aplicação de soluções contendo iodo (como o Betadine), exames recentes com recurso a contraste iodado e ainda, a coloração do cabelo.

Duração do exame

Geralmente, este exame tem duração total aproximada de 1 hora.

Cintigrafia de ventilação/ perfusão Pulmonar

A Cintigrafia de ventilação/ perfusão pulmonar permite o estudo dos pulmões, nomeadamente em casos de tromboembolismo pulmonar (diagnóstico e controlo da doença), verificar áreas onde não existe ventilação adequada, preparação para cirurgia pulmonar, identificação das causas de doença pulmonar adquirida ou congénita.

Como é realizada?

A realização deste exame engloba duas fases, uma prova de ventilação pulmonar na qual o doente vai respirar para um sistema no qual circula o radiofármaco sob forma de aerossol, seguida da aquisição de imagens na câmara-gama por 20 minutos.

Em seguida, para a fase da perfusão pulmonar, é administrado o radiofármaco por via endovenosa e adquiridas imagens durante aproximadamente 20 minutos.

Preparação para o exame

Não tem preparação relevante. Apenas é necessário levar consigo todos os exames que estejam relacionados com a situação clínica.

Duração do exame

O exame tem duração aproximada de 1h30 minutos.

Cintigrafia renal

Cintigrafia renal

A Cintigrafia renal é efetuada para avaliar a função e forma dos rins. É indicada em situações de infeções urinárias recorrentes, tumores renais, deteção de cicatrizes, traumas, doenças obstrutivas e após transplante renal.

A cintigrafia renal pode ser:

  • Estática: com o doente em repouso são obtidas imagens dos rins;
  • Dinâmica: é mais comum em pediatria, onde são adquiridas imagens desde a produção de urina até à sua excreção.

Preparação para o exame

Não existe preparação para a Cintigrafia renal, apenas é recomendada a hidratação aumentada e a micção frequente.

Duração do exame

Este exame tem duração aproximada de 3 a 4 horas dependendo do tipo de estudo efetuado (cerca de 3 horas para o DMSA e cerca de 1 hora para o Mag 3).

TEM INDICAÇÃO PARA FAZER UM EXAME DE CINTIGRAFIA?
Não adie! Marque já online. É simples, rápido e cómodo

Marcar agora

Quais os riscos da Cintigrafia?

O uso de radiofármacos para a realização da Cintigrafia é seguro e não são conhecidas reações alérgicas severas.

Esta substância apresenta uma baixa dose de radiação, comparativamente a uma radiografia de tórax.

Em casos extremamente raros, o doente pode sentir um ligeiro desconforto após a sua administração, nomeadamente sensação de mal-estar, dor e/ou inchaço no local da administração.

Assim, os benefícios da realização deste exame superam em larga escala as contrapartidas, já que é uma forma de diagnóstico bastante avançada, simples e minimamente invasiva para o doente.

Após o exame o doente fica radioativo?

Sim. Embora seja uma dose de radiação muito pequena, não é recomendado estar junto a grávidas ou crianças pequenas nas 24 horas seguintes.

Contraindicações da Cintigrafia

A Cintigrafia está contra-indicada em mulheres grávidas ou em caso de suspeita de gravidez. Já a amamentação não constitui contra-indicação.

No entanto, é recomendada a sua suspensão nas 24 horas seguintes ao exame.

Resultados de uma Cintigrafia

A cintigrafia na Unilabs

A Cintigrafia é um exame simples, seguro e minimamente invasivo para o doente e pode ser feita. Na Unilabs, dispõe deste exame para estudos de:

  • sistema nervoso central
  • aparelho digestivo
  • doenças oncológicas
  • tiróide e paratiróides
  • pulmonares
  • cardíacos
  • nefro-urológicos
  • aparelho osteoarticular

Este exame auxilia no diagnóstico de inúmeras patologias, assim como na monitorização da resposta a tratamentos, sobretudo na área da oncologia. Se tem indicação para realizar o exame, faça a sua marcação aqui.

A segurança do doente é fundamental e devido aos inúmeros avanços tecnológicos na área da Medicina Nuclear, é possível obter imagens de elevada qualidade recorrendo a doses de radiação mínimas.

+ Fontes

  1. Sociedade Portuguesa de Medicina Nuclear (2020). O que é uma cintigrafia? Acedido a 4 de Janeiro de 2021. Disponível em: https://www.spmn.org/publico-e-utentes/o-que-e-uma-cintigrafia/
Tags
Unilabs Autor Unilabs

Presente em Portugal desde 2006, a Unilabs é líder nacional em Diagnóstico Clínico, com mais de 1000 Unidades de atendimento ao seu dispor. Serviços: Análises Clínicas, Cardiologia, Anatomia Patológica, Radiologia, Genética Médica, Medicina Nuclear, Gastrenterologia.