Unilabs faz o teste ao SARS-CoV-2 a utentes referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde nos Centros de Rastreio COVID-19 num modelo de DRIVE THRU.

Os Centros de Rastreio COVID-19 são um projeto inovador no nosso país, da responsabilidade da Unilabs e de outros parceiros institucionais. Tratam-se de unidades móveis, modelo “Drive Thru”, que têm por objetivo testar, fora do ambiente hospitalar, indivíduos suspeitos de estarem infetados pelo novo coronavírus.

Esta é uma maneira de diminuir a afluência de casos suspeitos aos hospitais oferecendo, igualmente, segurança, conforto e fiabilidade na realização e análise dos testes.

Por que se criaram os Centros de Rastreio COVID-19?

Esta é uma maneira de diminuir a afluência de casos suspeitos aos hospitais oferecendo, igualmente, segurança, conforto e fiabilidade na realização e análise dos testes.

Além disso, através deste sistema, o caso suspeito, devidamente referenciado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), poderá ser testado, sem entrar em contacto com pessoas desprotegidas, diminuindo significativamente o risco de contágio.

Onde estão os centros de rastreino COVID-19

Onde se encontram os Centros de Rastreio da COVID-19?

Os Centros de Rastreio COVID-19 funcionam das 09h às 18h e estão situados no:

  • Porto: Queimódromo 
  • Gaia: Espaço Mais Grijó (ex Outlet de Grijó)
  • Braga: Altice Fórum Braga
  • Lisboa: Parque das Nações
  • Guimarães e Viseu (brevemente)

A quem se destinam estes Centros?

Como já foi referido, os Centros de Rastreio COVID-19 APENAS atendem os casos suspeitos de infeção, PREVIAMENTE referenciados e encaminhados pelo SNS. Além disso, os indivíduos nessa situação apenas devem comparecer no local à hora que lhes foi indicada (de modo a evitar filas e a aglomeração de pessoas).

Precedimento do rastreio da COVID-19

Como fazer o exame no Centro de Rastreio COVID-19?

Se foi considerado pelo SNS um caso suspeito de infeção pelo novo coronavírus e lhe foi indicado fazer um teste num dos Centros de Rastreio COVID-19, estes são os procedimentos que deve seguir:

  1. Dirija-se de carro ao Centro de Rastreio COVID-19 | DRIVE THRU que lhe foi indicado, SÓ à hora que lhe foi referida.
  2. Quando chegar ao local, siga as indicações da zona de entrada, respeitando a ordem sequencial da fila de carros.
  3. Sem nunca sair do automóvel, nem abrir as janelas, ligue para o contacto telefónico que lhe será indicado, de modo a preencher a ficha de utente.
  4. Depois da ficha estar preenchida, abra a janela do carro e faça a colheita, através de uma zaragatoa nasofaríngea.
  5. De seguida, obedeça às indicações da saída.

Dúvidas frequentes do centro de rastreio COVID-19

Dúvidas frequentes sobre o Centro de Rastreio COVID-19

Conheça a nossa página dedicada aos centros de rastreio para esclarecimento de dúvidas adicionais.

Como são enviados os testes e qual o prazo de entrega?

Os testes ao COVID-19 seguem as recomendações e especificações oficiais e, no final, os respetivos resultados são enviados (por email) ao suspeito, assim como às autoridades de saúde pública competentes, num prazo entre 24 e 72 horas. 

Se o resultado for positivo, um médico entrará em contacto com o doente.

Quanto tempo demora a colheita?

A colheita demora em média 5 minutos. O tempo total do circuito dependerá do número de pessoas que estiverem a aguardar a realização do teste.

O teste é comparticipado?

Sim, o teste é comparticipado pelo a 100% pelo Sistema Nacional de Saúde.

E se houver um caso positivo?

Caso o seu teste se revele positivo, um médico entrará em contacto para comunicar o resultado e fornecer as indicações necessárias para os próximos passos.

Quem está no local?

No local encontra-se uma equipa de voluntários que faz desde admissão dos utentes que têm indicação do SNS e colheita das amostras. Existe também uma equipa de logística e manutenção de cada centro, essencial para o bom funcionamento do local.

Para que tudo corra com normalidade, existe controlo policial no local.

>> Veja e descarregue o nosso infográfico completo

Unilabs Autor Unilabs

Presente em Portugal desde 2006, a Unilabs é líder nacional em Diagnóstico Clínico, com mais de 1000 Unidades de atendimento ao seu dispor. Serviços: Análises Clínicas, Cardiologia, Anatomia Patológica, Radiologia, Genética Médica, Medicina Nuclear, Gastrenterologia.