Atualmente é fundamental que, mesmo que já tenha tido coronavírus, continue a monitorizar a sua saúde pós-Covid-19, e a estar atento, uma vez que ter sido portador do vírus SARS-CoV-2 pode fazer com que se mantenha sintomático e/ou que experiencie sintomas consequentes da doença.
Estudos científicos apontam para a permanência de sintomas pós-Covid-19, ou seja, não ser portador do vírus, não implica que a doença termine. Apesar de os doentes serem dados como recuperados, uma vez que já não são portadores do vírus SARS-CoV-2, continuam a experienciar sintomas consequentes da doença.
Ainda que se pudesse assumir que tal fosse provocado pela gravidade da doença, de acordo com a evidência científica disponível tal não parece ser presumível. Múltiplos recuperados da Covid-19 com sintomas leves a moderados estão atualmente a experienciar a síndrome pós-Covid-19. Saiba o que é Long Covid-19 ou a síndrome pós-Covid-19.
O que é a síndrome pós-Covid-19 ou Long Covid-19?
A síndrome pós-Covid-19 ou Long Covid-19 caracteriza-se pela persistência de sintomas associados ou consequentes da doença por Covid-19, independentemente da sua gravidade e apesar dos indivíduos já não serem portadores do vírus SARS-CoV-2.
Sintomas do síndrome pós-Covid-19
Esta síndrome faz com que no pós-Covid-19 os doentes devam continuar a monitorizar a sua saúde e estar atentos a alguns sinais e sintomas que possam ser causados pela doença. Saiba quais são:
- Cansaço e fadiga extrema;
- Dor de cabeça;
- Tosse;
- Falta de ar;
- Dor no peito;
- Palpitações;
- Tonturas;
- Dores nas articulações;
- Problemas cognitivos como falta de memória e concentração;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Insónias e/ou perturbações do sono.
O que fazer?
A literatura demonstra que a maioria dos pacientes que experienciam sintomas de longo prazo da Covid-19 se sentem incapazes de retomar a sua atividade diária normal, estando extremamente cansados e/ou fatigados. Assim sendo, se teve Covid-19 e passado um mês de ser dado como recuperado continua a experienciar este ou outros sintomas dos referidos anteriormente, contacte o seu médico para que seja avaliado pelo mesmo.
Deve explicar a sua sintomatologia e de que forma esta afeta o seu quotidiano, para que de acordo com o seu historial clínico possa receber indicações de tratamento, por parte do seu médico.
Tratamento
Neste momento não existe um tratamento específico para a síndrome de pós-Covid-19. Portanto, se apresentar algum dos sintomas mencionados deve procurar o seu médico, para que este possa avaliá-lo e indicar o tratamento mais adequado para si.
+ Fontes
- LONG COVID SUPPORT. Disponível em: https://www.longcovid.org/about
- O Observador. 2021. “É importante avaliar o doente pós-Covid?”. Disponível em: https://observador.pt/opiniao/e-importante-avaliar-o-doente-pos-covid/
- NHS. 2021. Long-term effects of coronavirus (long COVID). Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/coronavirus-covid-19/long-term-effects-of-coronavirus-long-covid/
- Bruchfeld J. et al. 2020. Long COVID-19—it’s not over until?. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7832095/
- Raveendran A.V. 2020. Long COVID-19: Challenges in the diagnosis and proposed diagnostic criteria. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7737559/
- Al-Mawali Adhra. et al. 2021. The Post-acute COVID-19 Syndrome (Long COVID). Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7838343/