Intelli4COVID é um projeto inovador desenvolvido pela Unilabs no âmbito do combate à pandemia para ajudar a salvar vidas.

O projeto diferenciador Intelli4COVID desenvolvido internamente pela Unilabs tira partido do Big Data para maximizar a eficiência operacional no combate à pandemia e ajudar a salvar vidas.

Através do Intelli4COVID é possível conectar milhões de pontos de dados em tempo real que ajudam a antecipar a evolução da pandemia e, assim, conseguir tomar decisões para um melhor auxílio à população em tempo útil.

Intelli4COVID – Sistema de inteligência de dados para apoio à COVID-19

Com a implementação do Intelli4COVID, a Unilabs pretende posicionar-se como um agente ativo e diferenciador no combate à pandemia COVID-19, com a criação de ferramentas inovadoras que permitam gerir e prever não só a evolução da pandemia, como a capacidade de testagem em cada região.

Assim, o grande foco passa por tirar partido dos dados para melhor ajudar a população das várias áreas geográficas, de um modo equitativo e em tempo útil, para um combate mais eficaz à pandemia.

Com o Intelli4COVID, a Unilabs consegue transformar dados em conhecimento e transmitir de imediato a toda a organização um conjunto de padrões relevantes, permitindo uma ação rápida e mais eficiente na resposta à população.

Tendo em vista este objetivo, a Unilabs delineou uma estratégia de Desenvolvimento e Inovação assente em 6 linhas de desenvolvimento:

  1. COVIDHub
  2. COVIDDrive
  3. COVIDAlarm
  4. COVIDLab
  5. COVIDGeoIntelligence
  6. COVIDInsightsPortal

1. COVIDHub

O COVIDHub é uma plataforma de Big Data que recolhe e processa dados provenientes de diversas fontes, em tempo real, e que os correlaciona a cada minuto.

Através do COVIDHub, a Unilabs obtém informação permanente sobre toda a componente operacional associada à COVID-19, o que permite tomar decisões e agir de imediato.

Com recurso a esta plataforma analítica de gestão operacional, é possível identificar aspetos passíveis de melhoria e informar as equipas envolvidas para a sua implementação.

Adicionalmente, e graças aos milhões de dados capturados pelo COVIDHub, é feita uma análise permanente e rigorosa do ritmo de evolução da pandemia nas diversas regiões em que a Unilabs atua.

O COVIDHub constitui-se como uma plataforma de interconexão de dados que tira partido do Big Data para uma melhoria do serviço ao cliente.

Uma das grandes mais-valias desta plataforma é o facto de permitir a completa rastreabilidade de cada teste COVID-19 efetuado, informando ao minuto onde se encontra cada amostra.

Desde o momento da colheita, à chegada da amostra ao laboratório e até à entrega dos resultados via App, e-mail ou SMS ao cliente, este monitor de dados permite obter uma visão integrada de todo o processo através de uma app no telemóvel, de modo a garantir que nenhuma amostra é perdida.

Um conjunto de robôs de dados disparam automaticamente alarmes por SMS sempre que uma amostra se encontra demasiado atrasada, informando imediatamente os responsáveis pela operação.

Desta forma, o COVIDHub tira partido de todos os dados relacionados com a operação COVID-19 e correlaciona-os, para que estes sejam analisados e aplicados na melhoria contínua do serviço prestado e do combate à pandemia. O desenvolvimento deste sistema contou também com o apoio da DevScope.

2. COVIDDrive

O COVIDDrive é um sistema de gestão inteligente dos Drive Thru que utiliza a Inteligência Artificial para prever, com até 95% de exatidão, qual será a afluência de clientes em cada posto.

Este sistema correlaciona informação externa sobre a evolução da COVID-19, como o crescimento de casos positivos em cada região ou a pesquisa de sintomas no Google como tosse e febre, com informação interna, nomeadamente, a quantidade de pessoas que estiveram nos Drive Thru nos dias anteriores, as chamadas efetuadas para o Call Center etc.

Desta forma, é possível tentar prever qual será a afluência aos Drive Thru nos próximos dias.

Com base na evolução diária da pandemia, este robô prevê também o número de chamadas que o Call Center terá para a marcação de testes de deteção COVID-19, no dia seguinte.

Esta previsão é muito importante, uma vez que permite reforçar as linhas de atendimento e antecipar os picos de chamadas, garantindo que nenhum cliente fica por atender e agendar o seu teste.

COVIDDRIVE

Adicionalmente, o COVIDDrive monitoriza em tempo real as chegadas aos Drive Thru e estima os possíveis tempos de espera, a cada hora do dia , permitindo alertar automaticamente para os picos de afluência que se possam registar ao longo do dia.

COVIDDRIVE: sistema de monitorização do Drive Thru

Esta informação é disponibilizada às equipas que estão a trabalhar nos centros de rastreio e, adicionalmente, todos os dias antes da abertura dos Drive Thru, a plataforma envia também por e-mail o feedback dos clientes do dia anterior.

COVIDDRIVE: feedback dos clientes

Desta forma, as equipas conseguem melhorar o serviço prestado e a experiência da população que realiza o teste de despiste à COVID-19, fortalecendo a sua missão no combate à pandemia.

3. COVIDAlarm

O COVIDAlarm é um sistema inteligente de alarmística totalmente data-driven.

Este sistema utiliza um conjunto de robôs que está permanentemente a analisar os dados fornecidos pela plataforma COVIDHub. Assim, o COVIDAlarm consegue detetar padrões relevantes e enviar alertas desses mesmos padrões para as equipas envolvidas em todo o processo da COVID-19.

Este mecanismo de alertas para a deteção de padrões podem funcionar de dois modos:

  • Um modo que é capaz de autonomamente detetar situações atípicas usando inteligência artificial;
  • De modo programado, em que é efetuado um pedido de monitorização de um determinado padrão como é o caso de um pico na afluência de um Drive Thru, em tempo real.

COVIDAlarm

4. COVIDLab

Trata-se de um sistema inteligente e integrado para a monitorização e rastreamento total das amostras colhidas na realização de testes COVID-19.

O COVIDLab é um cubo de dados que permite uma visão integrada e em tempo real de cada fase do processo, nomeadamente, tirando partido da correlação de dados disponibilizada pelo COVIDHub.

Através do COVIDLab é possível monitorizar de forma integrada e virtual, em tempo real e em qualquer lugar do país, todo o processo: desde a colheita em Unidades, hospitais ou Drive Thru, à chegada da amostra ao laboratório, ao processamento dessa mesma amostra, até à validação e envio dos resultados.

Esta monitorização é disponibilizada via uma app, permitindo a mobilidade dos profissionais que estão no terreno e o acesso a esta informação a partir de qualquer ponto do país.

O COVIDLab é muito importante, particularmente, nas fases de maior testagem, em que a Unilabs tem um maior volume de amostras para serem processadas e, portanto, em que a necessidade de controlo é ainda maior.

É fundamental assegurar que todas as amostras chegam em tempo útil ao laboratório, para que sejam processadas e validadas no menor tempo possível, de modo a que o cliente tenha o resultado do seu teste à COVID-19 no mais curto espaço de tempo.

5. COVIDGeoIntelligence

O COVIDGeoIntelligence é um sistema inteligente que fornece informação sobre a evolução da pandemia a nível geográfico, sempre que a mesma é disponibilizada pelas autoridades de saúde.

É um sistema extremamente importante, uma vez que com base nestes dados é possível agir de forma mais eficaz em cada região e apoiar o controle da COVID-19 através da testagem.

Para tal, e através de algoritmos de inteligência artificial e geográfica, a Unilabs desenvolveu um conjunto de técnicas, que permitem ajudar a compreender a evolução da COVID-19 em cada região:

Algoritmos de forecasting baseados em inteligência artificial

Com base na inteligência artificial, o COVIDGeoIntelligence permite prever a evolução dos primeiros casos positivos em cada concelho, estimando a tendência dos dias seguintes.

Deste modo, é possível aumentar a capacidade de testagem nas regiões mais afetadas pela COVID-19 e dar resposta às necessidades da população.

COVIDGeoIntelligence

Modelos de análise de comportamentos a nível regional

De forma a conseguir prever os próximos surtos no país, este sistema analisa os comportamentos que ocorrem a nível nacional, nomeadamente, os padrões de mobilidade de cada região (Google Mobility Trends), a pesquisa de sintomas infeciosos (Google Search Trends) e a própria evolução dos casos positivos no país.

Modelos de análise espacial e de vizinhança

Realiza-se um estudo das regiões onde há maior risco de infeção, desde que os dados relativos à localização de cada caso positivo sejam fornecidos pelas autoridades de saúde.

Também se utilizam técnicas de análise espacial e densidades, que permitem sinalizar no mapa algumas zonas de risco, com base na correlação espacial e vizinhança de cada área.

6. COVIDInsightsPortal

O COVID Trends é um sistema que agrega milhares de dados relativos aos resultados dos Centros de Rastreio COVID-19 Unilabs (Unidades e Drive Thru).

Desta forma, é possível calcular dezenas de estatísticas e detetar automaticamente um conjunto de tendências evolutivas da pandemia em cada região e, assim, a Unilabs procura antecipar a sua resposta, aumentando a capacidade de testagem nestas áreas.

COVID Trends

 

Trends

Covid Analytics Portal

O isolamento dos casos positivos de COVID-19 é fundamental, sobretudo em contexto hospitalar, dado que os hospitais ao longo da pandemia têm tido a necessidade de isolar várias dezenas de doentes, e, sobretudo, compreender o ritmo de evolução de casos COVID-19 em cada unidade hospitalar.

Assim sendo, e dado o número crescente de amostras que os hospitais confiaram à Unilabs, tornou-se essencial o desenvolvimento do COVIDInsightsPortal.

Através deste sistema, as várias unidades hospitalares podem desde Março acompanhar a evolução de todos os casos da sua organização, em tempo real.

Toda a informação deste portal é totalmente anonimizada, garantindo que só os portadores originais da mesma a conseguem visualizar.

COVID Analytics

Analytics

Conclusão

O novo projeto, inovador e diferenciador da Unilabs, o Intelli4COVID vem complementar todas as ações que têm vindo a ser desenvolvidas pela Unilabs ao longo da pandemia.

Através do Big Data e da Inteligência Artificial, o Intelli4COVID ajuda a prever a evolução da COVID-19 nas várias regiões do país, permitindo melhorar a resposta nessas áreas, com um aumento da capacidade de testagem nas zonas mais afetadas.

Além disso, a sua capacidade de interligação e análise permanente de milhões de pontos de dados possibilita que toda a organização se torne mais eficiente e melhore de uma forma contínua o serviço prestado, nesta missão que é o combate à pandemia COVID-19.

 

Unilabs Autor Unilabs

Presente em Portugal desde 2006, a Unilabs é líder nacional em Diagnóstico Clínico, com mais de 1000 Unidades de atendimento ao seu dispor. Serviços: Análises Clínicas, Cardiologia, Anatomia Patológica, Radiologia, Genética Médica, Medicina Nuclear, Gastrenterologia.