Com a aproximação do verão, já há muitas pessoas a pensar em tirar uns dias para passear e descansar. Porém, para ter umas férias em segurança com a Covid-19, é necessário ter alguns cuidados mais específicos, além daqueles que já estávamos habituados a ter quando tirávamos uns dias para viajar e relaxar.

À semelhança do que aconteceu em 2020, este ano, além do protetor solar para evitar queimaduras e escaldões, é essencial levar na mala máscaras e álcool-gel em quantidade.

Contudo, usar máscara e desinfetar as mãos não são as únicas precauções a tomar para umas férias em segurança em período de pandemia Covid-19. Saiba mais.

Como ter férias em segurança com a Covid-19

mala de viagem e produtos para férias em segurança

Por ocasião da época balnear do ano passado, a Direção-Geral da Saúde lançou o slogan “o vírus não tira férias”. Isso significa que, mesmo estando de férias, pode ser infetado pelo novo coronavírus. Por isso, deve procurar relaxar nos seus dias de descanso, mas sem deixar de colocar em prática as medidas de prevenção de transmissão do SARS-CoV-2.

Independentemente de qual for o seu destino de férias, há cuidados que deve sempre ter, como é o caso de:

  • Manter o distanciamento físico;
  • Higienizar ou desinfetar as mãos frequentemente;
  • Usar máscara em todos os locais onde seja obrigatório;
  • Se dormir em um hotel, pousada ou resort, procure conhecer todos os protocolos de segurança adotados para escolher a opção mais segura de hospedagem.

As regras por detrás das medidas enumeradas podem variar de país para país. Portanto, se for de férias para o estrangeiro, deve informar-se na chegada ao destino sobre todas as regras locais relacionadas com a pandemia (se for viajar para um país da União Europeia, pode consultar previamente o site Re-open, que reúne informação sobre a situação sanitária dos países da UE).

Se ficar pelo nosso país, outra sugestão a considerar é a de privilegiar espaços que exibam o símbolo Clean & Safe, o qual certifica que nesse estabelecimento são cumpridas todas as normas de limpeza sugeridas pela Direção-Geral da Saúde, de modo a prevenir a propagação do vírus.

Os cuidados descritos atrás devem ser adotados em qualquer contexto, embora possam existir espaços onde estas regras tenham algumas exceções.

1. Viagens de avião

mulher a fazer mala para viajar

Durante as viagens de avião ou de outro meio de transporte público, há que ter alguns cuidados especiais, além do uso da máscara, da higienização/desinfeção regular das mãos e do respeito pelo distanciamento físico (de pelo menos um metro entre pessoas).

É ainda recomendável:1

  • Fazer o check-in online e recorrer ao bilhete eletrónico;
  • Chegar com alguma antecedência ao local de embarque;
  • Respeitar os circuitos de circulação definidos.

2. Praias

O funcionamento da época balnear em 2021 já foi definido no Decreto-Lei n.º 35-A/2021. Algumas das regras da época balnear do ano passado mantêm-se, enquanto surgiram outras novas.

Assim, no momento de ir à praia, deve considerar: 2

  • Levar máscara e álcool-gel;
  • Preferir praias com baixa ocupação, ou seja, com semáforo verde (para saber essa informação, pode consultar a InfoPraia, mesmo antes de sair de casa);
  • Respeitar as regras de circulação nos acessos à praia, de modo a evitar o cruzamento de pessoas;
  • Higienizar e desinfetar as mãos à entrada e à saída da praia;
  • Retirar a máscara só quando chegar ao areal, podendo mantê-la, se se sentir confortável (não devendo, contudo, levá-la colocada para a água);
  • Manter uma distância física de segurança em relação aos outros banhistas (1,5 metros entre toalhas e 3 metros entre guarda-sóis) quer no areal, quer dentro de água;
  • Apenas praticar atividades desportivas de lazer no mar ou no areal, se a praia tiver baixa ocupação, ou seja, só tiver até metade da sua lotação.

3. Restaurantes ou estabelecimentos e afins

jovem a servir senhora com medidas de segurança

Apesar dos espaços ao ar livre representarem, por norma, zonas com menor risco de transmissão da Covid-19, pode incluir as idas ao restaurante no seu programa de férias, se assim o desejar.

Nestes estabelecimentos, os cuidados a ter devem ser os mesmos a pôr em prática todos os dias, quer esteja ou não de férias. Assim, deve:

  • Higienizar e desinfetar as mãos à entrada e à saída do estabelecimento;
  • Manter-se de máscara no interior do restaurante, retirando-a apenas para comer e beber. Por exemplo, quando terminar o prato, deve colocar a máscara até a sobremesa chegar;
  • Preferir ficar na esplanada (se existir);
  • Respeitar o distanciamento físico;
  • Evitar a partilha de mesa com pessoas que não pertencem ao seu agregado familiar ou à sua rede de contactos mais próxima.

4. Convívios

Sabemos que a época das férias é propícia a convívios quer com a família, quer com os amigos. Contudo, também nestas situações, deve adotar medidas que garantam a máxima segurança de todos, tais como:

  • Preferir encontros em espaços abertos e ao ar-livre;
  • Usar máscara;
  • Higienizar e desinfetar regularmente as mãos e as superfícies;
  • Evitar a reunião de grupos muito grandes ou, nesse caso, selecionar um espaço amplo e arejado;
  • Em caso de refeição, salvaguardar o distanciamento físico e não partilhar pratos, copos ou outros utensílios.

5. Testagem

testagem à covid-19 Unilabs

Para entrar em alguns países, pode ser necessário apresentar um teste negativo à Covid-19, feito um a três dias antes da sua chegada. Além disso, mesmo perante um resultado negativo, pode ser-lhe exigido que fique em quarentena durante um determinado período de tempo, consoante as regras de cada país.3

Mais uma vez, se for passar férias fora de Portugal Continental, deve informar-se previamente sobre as exigências impostas pelo seu destino de descanso, para que possa cumprir com essas regras e também saiba com aquilo que pode contar, quando lá chegar.

Além disso, ao retornar ao país, também deverá apresentar um teste negativo à Covid-19, podendo também ser necessário permanecer alguns dias em quarentena, em função do país onde esteve.

Para dar resposta às suas necessidades de viagem, a Unilabs tem vindo a desenvolver soluções para que possa realizar a testagem mediante os acordos locais existentes, com a maior proximidade, segurança e brevidade possível. Se necessitar de marcar o seu teste à Covid-19 a Unilabs disponibiliza todo o apoio necessário na testagem para tornar a sua viagem de lazer ou trabalho o mais tranquila possível, limitando os riscos e mantendo a vigília. Consulte todas as Unidades Unilabs e centros Drive Thru disponíveis para a realização de testes à Covid-19.

A Unilabs está presente em 16 países e 3 continentes, informe-se sobre os diversos locais disponíveis para testagem a nível internacional aqui: COVID-19 Collection Units | Unilabs.

VÁ DE FÉRIAS EM SEGURANÇA!
Marque o seu teste à Covid-19 connosco.

Marcar agora

6. Vacinação

Outra das formas de ter umas férias em segurança é viajar já vacinado contra a Covid-19. Neste momento, a vacinação já está em curso no nosso país, embora ainda não esteja disponível para todas as faixas etárias.

Contudo, se tem 55 ou mais anos de idade e ainda não foi vacinado e ainda não teve Covid-19, então pode consultar o portal de auto-agendamento e marcar a toma da sua vacina.

E se tiver sintomas de Covid-19?

mulher com chá a sentir-se doente

Este é, talvez, o aspeto mais importante para garantir umas férias em segurança para si e para todos à sua volta.

Se registar sintomas compatíveis com a doença Covid-19, antes, durante ou depois das suas férias, deve contactar de imediato os serviços de saúde do local onde se encontre.

Não importa se dias antes fez um teste com resultado negativo. Neste momento, são considerados sinais suspeitos de infeção pelo novo coronavírus:4

  • Febre igual ou superior a 38.0ºC;
  • Tosse;
  • Dores de cabeça ou musculares;
  • Dificuldade respiratória/dispneia;
  • Perda total ou parcial do olfato (anosmia);
  • Enfraquecimento do paladar (ageusia) ou perturbação ou diminuição do paladar (disgeusia).

Seguro de viagem

É importante, principalmente se for viajar para fora do país, que faça um seguro de viagem que cubra despesas hospitalares e de emergência e em caso de necessidade, que cubra custos de cancelamento da viagem.

Antes da contratação de qualquer tipo de seguro, esclareça todas as suas dúvidas e escolha o seguro que mais se adequar à sua situação.

+ Fontes

  1. World Health Organization. (2021) Safe travel during COVID-19. Disponível em: https://www.who.int/indonesia/news/novel-coronavirus/new-infographics/safe-travel
  2. Decreto-Lei n.º 35-A/2021. Disponível em: https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/163551454/details/maximized
  3. Centers for Disease Control and Prevention. (2021). Domestic Travel During COVID-19. Disponível em: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/travelers/travel-during-covid19.html
  4. Serviço Nacional de Saúde. (2021) COVID-19. Disponível em: https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/covid-19/#sec-4
Tags
Unilabs Autor Unilabs

Presente em Portugal desde 2006, a Unilabs é líder nacional em Diagnóstico Clínico, com mais de 1000 Unidades de atendimento ao seu dispor. Serviços: Análises Clínicas, Cardiologia, Anatomia Patológica, Radiologia, Genética Médica, Medicina Nuclear, Gastrenterologia.