Como ir à praia em tempo de COVID-19? Criámos um passo-a-passo, desde que chega à praia até que vai embora, para garantir a sua segurança.

A atual pandemia de COVID-19 obriga-nos a tomar cuidados e precauções constantes, nos mais diversos contextos. Em dias de verão e de calor, ir a banhos é usual mas é importante que fique a par das regras de segurança a seguir ao ir à praia em tempo de COVID-19.

Se, por um lado, algumas coisas se mantêm iguais, como o fato de banho, a toalha ou o protetor solar; por outro lado, há coisas novas a incluir na mochila, como a máscara e o álcool-gel. Aprenda connosco como ir à praia em tempo de COVID-19.

Ir à praia em tempo de COVID-19: as regras a saber

Este ano, ir à praia implica o cumprimento de novas normas que visam evitar a transmissão do novo coronavírus. Uma das regras mais importantes é o cumprimento do distanciamento físico, de modo a prevenir o contágio pela COVID-19.

Além disso, há situações em que o uso da máscara é obrigatório, assim como a desinfeção das mãos. Se está a pensar ir a banhos, então informe-se previamente acerca das regras para praias que deve cumprir.

Regras para as praias

O Decreto-Lei n.º 24/2020 regula o acesso, a ocupação e a utilização das praias de banhos, no contexto da pandemia da doença COVID-19, para a época balnear de 2020.

Neste decreto, estão contemplados alguns artigos que interessam mais diretamente aos utentes das praias quer marítimas, quer fluviais e estão estipuladas algumas obrigações, nomeadamente1:

  • Cumprir as medidas de etiqueta respiratória;
  • Garantir o distanciamento físico no acesso e uso da praia, assim como durante os banhos no mar ou no rio;
  • Higienizar regularmente as mãos, principalmente na chegada ao areal;
  • Não ir a praias com ocupação elevada ou plena.

Também no que respeita ao estacionamento, o artigo 8º alerta para as interdições que não sendo, na sua generalidade, novas, este ano serão alvo de um maior controlo e fiscalização.

Assim, é proibido o estacionamento fora dos parques e zonas de estacionamento permitidos; é ainda proibida a permanência de autocaravanas ou similares nos parques e zonas de estacionamento.

Pessoas na praia

Quanto ao acesso às praias propriamente dito, o artigo 12º explica como vai ser transmitida a informação acerca do estado de ocupação das zonas balneares. Agora, sempre que chegar à praia, já não deve estar só atento à cor da bandeira hasteada, mas também a uma espécie de semáforo de ocupação:

  • Verde: ocupação baixa, ou seja, apenas ⅓ do areal está preenchido;
  • Amarelo: ocupação elevada, isto é, ⅓ a ⅔ da praia está ocupada;
  • Vermelho: ocupação plena, logo a praia está totalmente lotada, tornando-se impossível o cumprimento das medidas de prevenção da COVID-19, nomeadamente o distanciamento físico.

Para saber em tempo real o nível de ocupação da sua praia de eleição, a Agência Portuguesa do Ambiente disponibiliza uma aplicação móvel chamada “Info praia”, que dá conta, em tempo real, do estado de ocupação da praia que pretende2 .

O Decreto-Lei estabelece, ainda, outras normas importantes, nomeadamente de que “os chapéus de sol devem estar afastados, no mínimo, três metros, contados a partir do limite exterior dos chapéus de sol de outros utentes”.

Sobre equipamentos, é proibida a utilização de equipamentos de uso coletivo, como gaivotas, escorregas, chuveiros interiores de corpo ou de pés e equipamentos afins.

Estão ainda interditas atividades não individuais no mar ou na área balnear, referindo-se a práticas desportivas que envolvam duas ou mais pessoas (como jogar à bola ou com raquetes no areal), assim como à prestação de serviços como massagens terapêuticas ou de relaxamento.

Como ir à praia em tempo de COVID-19: desde que chega ao areal até que sair

Com tantas regras novas, é natural que nas primeiras idas à praia acabe por se esquecer de algo essencial e fique, até, um pouco desorientado quanto a como deve proceder em certas situações. Para o ajudar, criámos um passo-a-passo, desde que chega à praia até que a abandona3 .

1. Preparar a mochila

Antes mesmo de chegar à praia, há coisas de que não se deve esquecer de fazer, ainda em casa. Na mochila, deve colocar uma máscara (reutilizável ou não) e uma solução desinfetante de álcool-gel.

Depois, deve levar consigo aquilo que já era habitual transportar, nunca esquecendo o chapéu, os óculos de sol, o protetor solar e a água, para evitar a insolação, as queimaduras solares e a desidratação, garantindo assim os devidos cuidados com a pele.

2. Consultar a app Info praia

Ainda antes de sair de casa, deve consultar na app “Info praia” a lotação da praia onde pretende ir a banhos e, de preferência, optar por um areal com lotação verde (ocupação baixa), vigiado e com controlo da qualidade.

Mulher com máscara na praia

3. Estacionamento

Chegando à praia, não se esqueça de respeitar as normas de estacionamento. Depois, ainda na zona de acesso ao areal, deve usar sempre calçado e circular pela direita, estando atento a eventuais direções que estejam indicadas no pavimento. Neste momento, é importante garantir a distância de 1,5 metros.

4. No areal

Antes de chegar ao areal, deve desinfetar as mãos com a solução de álcool-gel que transporta ou com alguma que seja disponibilizada no local.

No areal, deve escolher um local isolado, em que consiga manter o guarda-sol a uma distância de 3 metros.

Enquanto estiver no areal ou no mar/rio, e desde que cumpra o distanciamento físico, não tem de usar máscara. Porém, se precisar de ir ao bar local ou ao WC, deve calçar-se, colocar máscara, desinfetar as mãos e, claro, manter o distanciamento físico.

5. Ao sair da praia

Ao abandonar a praia, caso tenha usado máscara e/ou luvas descartáveis, deve colocá-las nos contentores de lixo indiferenciado.

Como viu, com alguns cuidados e ajustes, é perfeitamente possível usufruir da praia e do verão, de forma divertida e em segurança, mesmo em tempos pandémicos. Respeite as regras, siga as recomendações da Direção-Geral da Saúde e seja um agente de saúde pública.

+ Fontes

  1. Diário da República Eletrónico. Decreto-Lei n.º 24/2020. Disponível em: https://dre.pt/home/-/dre/134394010/details/maximized
  2. Info praia. Disponível em: https://infopraia.apambiente.pt/rules/
  3. Agência Portuguesa do Ambiente. Regras para praias. Disponível em: https://covid19estamoson.gov.pt/plano-desconfinamento-medidas-gerais/desconfinamento-praias/
Unilabs Autor Unilabs

Presente em Portugal desde 2006, a Unilabs é líder nacional em Diagnóstico Clínico, com mais de 1000 Unidades de atendimento ao seu dispor. Serviços: Análises Clínicas, Cardiologia, Anatomia Patológica, Radiologia, Genética Médica, Medicina Nuclear, Gastrenterologia.