Unilabs faz teste de deteção ao SARS-CoV-2 em vários Centros de Rastreio COVID-19 em modelo de DRIVE THRU espalhados por todo o país.

Os Centros de Rastreio COVID-19 são um projeto inovador no nosso país, da responsabilidade da Unilabs e de outros parceiros institucionais. Tratam-se de unidades móveis, modelo “Drive Thru”, que têm por objetivo testar, fora do ambiente hospitalar, indivíduos suspeitos de estarem infetados pelo novo coronavírus.

Esta é uma maneira de diminuir a afluência de casos suspeitos aos hospitais oferecendo, igualmente, segurança, conforto e fiabilidade na realização e análise dos testes.

Por que se criaram os Centros de Rastreio COVID-19?

Esta é uma maneira de diminuir a afluência de casos suspeitos aos hospitais oferecendo, igualmente, segurança, conforto e fiabilidade na realização e análise dos testes.

Além disso, através deste sistema, o caso suspeito, poderá ser testado, sem entrar em contacto com pessoas desprotegidas, diminuindo significativamente o risco de contágio.

Onde se encontram os Centros de Rastreio da COVID-19?

Os Centros de Rastreio COVID-19 estão situados:

Grande Porto:

Braga: 

Vila Real:

Setúbal:

Lisboa:

A quem se destinam estes Centros?

Estes Centros destinam-se a qualquer pessoa que precise de identificar se é portador do vírus (doentes ou assintomáticos). O teste, porém, carece de marcação prévia.

Como fazer o exame no Centro de Rastreio COVID-19?

Se foi considerado pelo SNS um caso suspeito de infeção pelo novo coronavírus e lhe foi indicado fazer um teste num dos Centros de Rastreio COVID-19, estes são os procedimentos que deve seguir:

  1. Pode efetuar a marcação efetiva do Teste de Deteção COVID-19 em https://www.unilabs.pt/marcacoes-covid-19 ou, em alternativa, contactar a Linha Drive Thru (220 125 001).
  2. Durante a marcação terá de informar o seu número de Cartão de Cidadão e a matrícula do veículo em que vai realizar o teste.
  3. No dia e na hora agendada deve dirigir-se ao local previsto, utilizando o veículo com a matrícula informada aquando a marcação.
  4. Os centros de recolha têm uma entrada e uma saída devidamente assinaladas. Existe uma linha definida em que os carros ficam a aguardar a vez em ordem sequencial.
  5. Depois, sem sair do carro, garantindo a máxima segurança, os utentes fazem uma chamada para a equipa que está no local e que preenche a ficha do utente via telemóvel. O número de contacto será disponibilizado no local.
  6. Por fim, existe uma colheita rápida com zaragatoa nasofaríngea.

Dúvidas frequentes sobre o Centro de Rastreio COVID-19

Conheça a nossa página dedicada aos centros de rastreio para esclarecimento de dúvidas adicionais.

Como proceder à marcação?

Para fazer a marcação do teste, pode aceder à área de Marcações da página da Unlilabs ou, em alternativa, pode contactar a Linha de Marcação prévia através do número de telefone: 220 125 001.

Este teste é comparticipado?

O teste é comparticipado a 100% se for prescrito pelo delegado de saúde ou médico da ARS.

A Medis, Multicare, Advancecare, Allianz e Future-Healthcare também comparticipam este teste, sendo que o valor está sujeito aos termos da respetiva apólice. Nestes casos, o melhor é informar-se junto da sua Seguradora.

Sem prescrição médica o teste tem o custo de 100€.

Quem está no local?

Para que tudo corra com normalidade, existe controlo policial no local, 24 sobre 24 horas, 7 dias por semana. Quando chegar mais perto do local de realização do teste será recebido por uma equipa Unilabs que trata de todo o processo desde a admissão e colheita à logística e manutenção.

Quanto tempo demora a colheita?

A colheita demora em média 5 minutos. O tempo total do circuito dependerá do número de pessoas que estiverem a aguardar a realização do teste.

Como são enviados e qual o prazo de entrega dos resultados?

Os resultados do testes são enviados num máximo de 24 horas por um dos seguintes meios:

  • E-mail: verifique sempre o seu Spam/E-mail de Lixo;
  • SMS com link direto.

Qual o significado de um resultado positivo do teste para COVID-19?

Um teste positivo para a COVID-19 significa doença ou estado de portador do vírus.

O que devo fazer no caso do resultado ser positivo?

Deve contactar o seu médico assistente, isolar-se e evitar contactar quem o/a rodeia, para evitar a disseminação da doença. No caso de ser responsável por cuidar de alguém, informe-se com a sua Autoridade de Saúde.

Posso ter um resultado positivo mesmo não tendo sintomas?

Um teste positivo pode ser obtido alguns dias antes do início de sintomas. Uma vez positivo este resultado pode manter-se como tal várias semanas, independentemente de sintomas.

Depois de estar curado, posso voltar a ser infetado?

É genericamente aceite pela comunidade médica que, uma vez curado, existe imunidade e resistência a possível reinfeção.

Unilabs Autor Unilabs

Presente em Portugal desde 2006, a Unilabs é líder nacional em Diagnóstico Clínico, com mais de 1000 Unidades de atendimento ao seu dispor. Serviços: Análises Clínicas, Cardiologia, Anatomia Patológica, Radiologia, Genética Médica, Medicina Nuclear, Gastrenterologia.