Unilabs faz teste de deteção ao SARS-CoV-2 em vários Centros de Rastreio COVID-19 em modelo de DRIVE THRU espalhados por todo o país.

Os Centros de Rastreio COVID-19 são um projeto inovador no nosso país, da responsabilidade da Unilabs e de outros parceiros institucionais. Tratam-se de unidades móveis, modelo “Drive Thru”, que têm por objetivo testar, fora do ambiente hospitalar, indivíduos suspeitos de estarem infetados pelo novo coronavírus.

Esta é uma maneira de diminuir a afluência de casos suspeitos aos hospitais oferecendo, igualmente, segurança, conforto e fiabilidade na realização e análise dos testes.

Por que se criaram os Centros de Rastreio COVID-19?

Esta é uma maneira de diminuir a afluência de casos suspeitos aos hospitais oferecendo, igualmente, segurança, conforto e fiabilidade na realização e análise dos testes.

Além disso, através deste sistema, o caso suspeito, poderá ser testado, sem entrar em contacto com pessoas desprotegidas, diminuindo significativamente o risco de contágio.

Onde se encontram os Centros de Rastreio da COVID-19?

Os Centros de Rastreio COVID-19 estão situados de norte a sul do país e novos centros têm sido abertos em novas localidades. Assim, para ficar a par de todas as localidades que já contam com estes centros de rastreio à data atual, deve consultar o site Unilabs em “Onde se Realiza”.

Grande Porto

Braga

Vila Real

Setúbal

Lisboa

Faro

Centro de Rastreio COVID-19

Como fazer o exame no Centro de Rastreio COVID-19?

Se foi considerado pelo SNS um caso suspeito de infeção pelo novo coronavírus e lhe foi indicado fazer um teste num dos Centros de Rastreio COVID-19, estes são os procedimentos que deve seguir:

  1. Pode efetuar a marcação do Teste de Deteção COVID-19 online ou, em alternativa, contactar a Linha Drive Thru (220 125 001).
  2. Durante a marcação terá de informar o seu número de Cartão de Cidadão e a matrícula do veículo em que vai realizar o teste.
  3. No dia e na hora agendada deve dirigir-se ao local previsto, utilizando o veículo com a matrícula informada aquando a marcação.
  4. Os centros de recolha têm uma entrada e uma saída devidamente assinaladas. Existe uma linha definida em que os carros ficam a aguardar a vez em ordem sequencial.
  5. Depois, sem sair do carro, garantindo a máxima segurança, os utentes fazem uma chamada para a equipa que está no local e que preenche a ficha do utente via telemóvel. O número de contacto será disponibilizado no local.
  6. Por fim, existe uma colheita rápida com zaragatoa nasofaríngea.

Dúvidas frequentes sobre os Centros de Rastreio COVID-19

A quem se destinam estes Centros?

Estes Centros destinam-se a qualquer pessoa que precise de identificar se é portador do vírus (doentes ou assintomáticos).

Como proceder à marcação?

Pode marcar o teste online. Esta é uma forma rápida e muito simples de garantir a sua marcação, recebendo toda a informação necessária para o dia do teste via e-mail. Caso tenha dúvidas no passo a passo, veja o nosso passo a passo para marcar teste online.

Em alternativa, pode contactar a Linha de Marcação prévia através do número de telefone: 220 125 001.

Este teste é comparticipado?

O teste é comparticipado a 100% se for prescrito pelo delegado de saúde ou médico da ARS.

A Medis, Multicare, Advancecare, Allianz e Future-Healthcare também comparticipam este teste, sendo que o valor está sujeito aos termos da respetiva apólice. Nestes casos, o melhor é informar-se junto da sua Seguradora.

Sem prescrição médica o teste tem o custo de 100€.

Quem está no local?

Para que tudo corra com normalidade, existe controlo policial no local, 24 sobre 24 horas, 7 dias por semana. Quando chegar mais perto do local de realização do teste será recebido por uma equipa Unilabs que trata de todo o processo desde a admissão e colheita à logística e manutenção.

Quanto tempo demora a colheita?

A colheita demora em média 5 minutos. O tempo total do circuito dependerá do número de pessoas que estiverem a aguardar a realização do teste.

Como são enviados e qual o prazo de entrega dos resultados?

Os resultados do testes são enviados num máximo de 24 horas por um dos seguintes meios:

  • E-mail: verifique sempre o seu Spam/E-mail de Lixo;
  • SMS com link direto.

FAÇA JÁ A SUA MARCAÇÃO DO TESTE PCR
Marque online rápida e comodamente

Marcar agora
Unilabs Autor Unilabs

Presente em Portugal desde 2006, a Unilabs é líder nacional em Diagnóstico Clínico, com mais de 1000 Unidades de atendimento ao seu dispor. Serviços: Análises Clínicas, Cardiologia, Anatomia Patológica, Radiologia, Genética Médica, Medicina Nuclear, Gastrenterologia.