O período de Verão é, para muitos, sinónimo de férias de Verão. Descansar e repor energias é essencial para a saúde, tanto física como psicológica. Parar e relaxar contribui não só para a redução do stress e melhoria do sono, mas também para a diminuição do risco de ataque cardíaco e para uma produtividade superior no regresso ao trabalho.

Para que aproveite as suas férias em pleno, cumprindo todas as normas de segurança, damos-lhe algumas ideias do que fazer e como usufruir do seu tempo livre.

5 sugestões de atividades para as férias de Verão dos mais novos

1. Fazer um piquenique

O verão é a melhor altura do ano para fazer um piquenique em família. O bom tempo incentiva a comidas frescas e nutritivas como saladas, palitos de legumes e fruta da época.

Aproveite esta oportunidade e prepare a marmita para o piquenique com a ajuda dos mais novos e envolva-os no processo.

Além de ser divertido, fomenta os laços familiares e torna a experiência ainda melhor. Esta é uma atividade excelente tanto para miúdos, como para graúdos.

família a fazer piquenique em parque

2. Brincadeiras com água

Com o calor, nada melhor do que refrescar-se com muita brincadeira à mistura.

Basta comprar balões e enchê-los com água fresca e definir as regras do jogo. Aqui pode utilizar a sua criatividade e deixar a brincadeira fluir. No fim, a diversão é garantida!

3. Vá acampar

Acampar é sem dúvida uma das atividades preferidas dos mais novos, mas que também agrada os adultos e os leva de volta à sua infância.

Ver as estrelas durante a noite, explorar o parque e a natureza e aproveitar para criar brincadeiras ao ar livre são pequenas ideias de como desfrutar ao máximo desta atividade que faz as delícias de todos.

Opte por um parque de campismo com o selo “Clean & Safe”, mantenha as medidas de segurança e divirta-se em família.

4. Praia ou Piscina

Ir à praia é uma das atividades veranis preferidas de todos, não só dos mais pequenos. De acordo com a DGS existe um baixo risco de transmissão do SARS-CoV-2 através da água. Ir à praia é seguro desde que sejam cumpridas todas as regras gerais e de segurança na utilização das praias.

pai a fazer castelos na areia com filho

5. Aprender a brincar

São vários os museus e espaços culturais adequados às crianças e que as fazem aprender ao mesmo tempo que se divertem.

Deixamos-lhe algumas sugestões de locais que as crianças adoram e que lhes permitem desenvolver a sua criatividade e conhecimento geral de várias áreas:

  • Dino Parque Lourinhã

Este é o maior Museu ao ar livre em Portugal e vai transportar as crianças para um mundo de aventura e fantasia, que remonta aos tempos pré-históricos. Aqui é possível ver réplicas de dinossauros à escala real, aprender tudo sobre as suas espécies e a sua existência.

  • Centro de Ciência Viva

Pode encontrar uma vasta rede de Centros de Ciência Viva pelo país, com atrações diferentes e diversos tipos de conhecimentos. Uma coisa é certa, seja em que cidade for a diversão e a aprendizagem são garantidas.

Adicionalmente, esta atração cultural é uma ótima escolha para este Verão, dado que tem o selo Clean & Safe, para que possa desfrutar com os mais novos em total segurança.

  • Portugal dos Pequenitos Coimbra

O parque temático Portugal dos Pequenitos é uma atração pedagógica e lúdica que nos remete para a História do nosso país. Além de passar um dia em família, os mais novos podem aprender sobre a rica História de Portugal, enquanto exploram casas e monumentos do seu tamanho.

  • Jardim Zoológico e Oceanário

De Norte a Sul de Portugal são muitos os locais onde pode visitar um Zoo/Oceanário ou Aquário.

Estes locais permitem aprender as caraterísticas das várias espécies, como cuidar e preservá-las e incutir o espírito explorador e de aventura, quase como se um dos contos infantis se tornasse realidade.

5 ideias de atividades de Verão para os mais velhos

1. Férias cá dentro: conheça Portugal

As férias de Verão são uma ótima oportunidade para fazer turismo cá dentro e apoiar Portugal. O nosso país é um dos mais ricos do mundo em termos culturais, históricos e de encantos naturais. Pode conhecer toda a costa portuguesa ou até mesmo ir até aos Arquipélagos da Madeira e dos Açores.

Aproveite para explorar Portugal e ficar a conhecer localidades que nunca visitou, sejam mais perto ou mais distantes de casa, o importante é que continue a manter as recomendações de segurança.

2. Pratique desportos aquáticos

O calor e o bom tempo são o pretexto perfeito para começar a praticar um desporto aquático, seja surf, bodyboard ou até mesmo andar de jet ski. Manter-se ativo em período de férias é muito importante, sobretudo para a sua saúde.

Aposte em desportos diferentes, que habitualmente não fazem parte da sua rotina e que sejam aliciantes para si.

casal a andar de kayake ao pôr do sol

3. Mime-se

Se há altura em que relaxar é a ordem do dia são as férias! Tire partido do seu tempo livre para cuidar de si e mimar-se.

Muitas vezes com a azáfama diária, o stress e os compromissos inadiáveis, o auto cuidado acaba por ser descurado. Apesar de ser imprescindível que cuide de si ao longo do ano, as férias podem ser uma excelente oportunidade para alguns cuidados extra.

Fazer meditação, praticar exercício, ir ao massagista ou até mesmo experimentar uma nova rotina de cuidados com a pele podem ser pequenos gestos que fazem toda a diferença nos níveis de relaxamento.

4. Passeio na praia

Ir à praia é uma atividade típica de Verão, mas mais do que apanhar banhos de sol, recomendamos que dê uma pequena caminhada na praia, seja para ver o sol nascer ou o pôr do sol. Estes são momentos que, provavelmente, não tem tanta facilidade de desfrutar ao longo do ano, com a sua rotina de trabalho.

Parar e usufruir dos pequenos prazeres que a natureza nos proporciona é um luxo, mais ainda, quando o pode fazer e simultaneamente cuidar da sua saúde com um passeio a pé.

5. Trilho pela natureza

Sozinho, com família ou amigos, aventurar-se num trilho pela natureza pode ser uma ótima maneira de tirar partido da beleza paisagística que o nosso país oferece. Coloque protetor solar, leve consigo lanches saudáveis e fáceis de transportar e hidrate-se ao longo da caminhada.

Além de estar a contribuir para a sua saúde física, ao praticar exercício físico ao ar livre e rodeado de natureza, estará também a contribuir para uma diminuição do stress e melhoria da sua saúde mental.

Agora que já sabe como aproveitar ao máximo as suas férias tão preciosas, não se esqueça de cumprir todas as regras de segurança e distanciamento físico recomendadas pela DGS, para que tenha um verão seguro e umas férias tranquilas.

Tags
Unilabs Autor Unilabs

Presente em Portugal desde 2006, a Unilabs é líder nacional em Diagnóstico Clínico, com mais de 1000 Unidades de atendimento ao seu dispor. Serviços: Análises Clínicas, Cardiologia, Anatomia Patológica, Radiologia, Genética Médica, Medicina Nuclear, Gastrenterologia.