Com o desconfinamento, garantir o regresso aos escritórios com toda a segurança e o conforto para as equipas tornou-se uma realidade cada vez mais presente para todos. É com esta missão que surge a iniciativa de criar hortas urbanas nas empresas, aliando as relações humanas e o estreitamento de laços com a ecologia, sustentabilidade e regresso à conexão com a terra e natureza.

Fique a conhecer mais deste projeto.

Horta Urbana: o que é?

As hortas urbanas surgem da necessidade de tornar as cidades mais verdes e sustentáveis, sendo benéficas não só para o meio ambiente como para a qualidade de vida e bem-estar geral.

Numa altura em que fomos obrigados a prestar mais atenção às nossas ações, os hábitos sustentáveis e promotores de saúde tornaram-se essenciais. É com este mote que a Noocity acredita que as empresas devem adaptar os seus escritórios neste regresso ao trabalho híbrido, colocando as mãos à terra.

A implementação de hortas urbanas corporativas e ecológicas permite aproveitar a pausa do café para ligar-se à natureza, e utilizá-las como um escape urbano ao stress e ansiedade, simultaneamente contribuindo para o meio ambiente. O grande objetivo é promover um escritório com mais saúde, quer em termos laborais quer em termos interpessoais e relacionais.

Vantagens e benefícios

  • Desenvolvimento sustentável e responsabilidade social: as hortas urbanas permitem não só contribuir para o meio ambiente e obtenção de alimentos de forma simples, rápida e segura, como também utilizar as colheitas para um projeto de responsabilidade social. Os alimentos colhidos podem ser utilizados para diversos propósitos, nomeadamente a doação para um projeto de solidariedade;
  • Melhorar as relações humanas: estabelecer e fortalecer laços entre colegas, equipas e departamentos promovendo atividades de team building. Desta forma, é possível criar momentos divertidos, descontraídos e tirar partido da agricultura para fomentar a criatividade e a entreajuda;
  • Promover o bem-estar no local de trabalho: as atividades regulares ao ar livre permitem um regresso às origens e o aproveitamento das pausas para cuidar das hortas. Estes espaços são vistos como escapes e permitem uma redução do stress, ansiedade, depressão e reduzindo o burnout contribuindo para a melhoria do bem-estar físico e mental;
  • Aprender a cultivar os seus alimentos: há um espírito de aprendizagem e interesse em perceber como funciona o cultivo e a sua manutenção. Saber como e de onde vem a comida é fundamental para potenciar hábitos mais saudáveis, nomeadamente na escolha dos alimentos;
  • Promover a biodiversidade urbana;
  • Hábitos mais saudáveis: embebidos da ligação à terra, aqueles que contribuem para as hortas urbanas sentem-se mais conectados com a natureza e consigo. Há uma consciência crescente da origem dos alimentos e da sua importância para a saúde, através das escolhas diárias.

UniHortas

As UniHortas da Unilabs, implementadas com o apoio da Noocity, têm o objetivo de promover um escritório e relações no trabalho com saúde para dar e colher! Simultaneamente pretendem motivar as equipas e reconectá-las com a natureza através das hortas ecológicas.

Além do trabalho de team building que se forma em torno das UniHortas, estas têm um cariz de responsabilidade social, uma vez que toda a produção gerada vai diretamente do terraço Unilabs para a casa do projeto solidário “Abraço Amigo”, da associação GAS Porto.

Anualmente, estimamos que as UniHortas gerem cerca 200 kg de alimento para os idosos do programa social “Abraço Amigo”. A média mensal será de 15 kg, correspondendo a quatro cabazes por mês no período de Verão/Outono e dois cabazes no período de Inverno/Primavera.

A procura de um mundo mais verde e sustentável passa também pelas UniHortas que permitem uma poupança de recursos naturais, a redução da poluição atmosférica e impacto ambiental.

As UniHortas vão permitir uma poupança de água anual de cerca de 54.000 m3, uma redução total de 60 kg de resíduos orgânicos e ainda uma redução de 399 kg de CO2.

colaborador de empresa a tratar da horta

FIQUE A PAR DESTA E DE OUTRAS INICIATIVAS INTERNAS DA UNILABS PORTUGAL ATRAVÉS DAS NOSSAS REDES SOCIAIS

Saiba Mais
Tags
Unilabs Autor Unilabs

Presente em Portugal desde 2006, a Unilabs é líder nacional em Diagnóstico Clínico, com mais de 1000 Unidades de atendimento ao seu dispor. Serviços: Análises Clínicas, Cardiologia, Anatomia Patológica, Radiologia, Genética Médica, Medicina Nuclear, Gastrenterologia.