Na hora de escolher a fruta tem em consideração o seu valor nutricional, sabor e quanto lhe vai custar? Saiba porque deve optar por fruta da época.

Consumir fruta da época pode ser uma boa escolha para a sua saúde. A fruta é rica em de fibras, vitaminas e minerais essenciais ao bem-estar e saúde de qualquer um. É um dos componentes mais importantes da roda dos alimentos e a sua ingestão não deve ser descurada, sendo aconselhado o consumo de 3 a 5 peças de fruta e legumes por dia 1.

Existem diversos benefícios associados ao consumo de fruta desde a redução do risco cardiovascular, prevenção de doenças crónicas não transmissíveis, até à otimização do sistema imunitário, aumento da sensação de saciedade entre outros 2.

Conheça as frutas da época

Agora que já conhece os benefícios de escolher fruta da época, descubra quais são as frutas que deve comprar em cada mês do ano 2:

Infografia de fruta da época

  • Janeiro, Fevereiro e Março: Amora, Ananás (Açores), Banana (Madeira), Kiwi, Laranja, Limão, Maçã e Pêra.
  • Abril: Amora, Ananás (Açores), Banana (Madeira),Laranja, Limão, Maçã, Morango e Nêspera.
  • Maio: Amora, Ananás (Açores), Banana (Madeira), Laranja, Limão, Morango e Nêspera.
  • Junho: Alperce, Ameixa, Amora, Ananás (Açores), Banana (Madeira), Cereja, Figo, Framboesa, Limão, Melão, Meloa e Morango.
  • Julho: Ameixa, Amora, Ananás (Açores), Banana (Madeira), Cereja, Figo, Framboesa, Limão, Melancia, Melão, Meloa, Mirtilo, Morango, Pêra, Pêssego e Uva.
  • Agosto: Ameixa, Amora, Ananás (Açores), Banana (Madeira), Figo, Framboesa, Limão, Maçã, Melancia, Melão, Meloa, Mirtilo, Morango, Pêra, Pêssego e Uva.
  • Setembro: Ameixa, Amora, Ananás (Açores), Banana (Madeira), Figo, Limão, Maçã, Melancia, Melão, Meloa, Pêra, Pêssego e Uva.
  • Outubro: Ameixa, Amora, Ananás (Açores), Banana (Madeira), Dióspiro, Limão, Maçã, Pêra e Romã.
  • Novembro: Amora, Ananás (Açores), Banana (Madeira), Dióspiro, Laranja, Limão, Maçã, Pêra, Romã e Tangerina.
  • Dezembro: Amora, Ananás (Açores), Banana (Madeira), Kiwi, Laranja, Limão, Maçã, Pera e Tangerina.

Fruta da época: benefícios e a sua importância

Sabia que a fruta não é toda igual e que alguma da fruta que está a ingerir pode não ser a melhor escolha para consumir fora da época?

A fruta da época tem mais benefícios do que a fruta que é produzida fora da sua estação e isso reflete-se a muitos níveis. Descubra alguns dos motivos que a tornam uma melhor escolha para o seu plano alimentar e para a sua família.

1. Fruta mais saborosa

O amadurecimento da fruta ao sol faz com que esta se torne não só mais apelativa em termos de cores, mas sobretudo ao paladar. A maturação da fruta da época decorre em condições naturais, tirando partido da natureza, algo que não acontece com fruta fora de época, que acaba por amadurecer no transporte e/ou local de armazenamento, o que compromete o sabor do alimento.

2. Dá ao corpo o que ele precisa

Comer a fruta da época tem benefícios para além de ser mais barata e saborosa.

No verão por exemplo, o calor favorece a transpiração e a perda de líquidos. Assim, nesta altura, a ingestão de fruta da época composta maioritariamente por água como, por exemplo, a melancia, meloa e melão, ajudam a assegurar a sua hidratação.

No inverno surgem frutas mais reconfortantes como o dióspiro e as maçãs que têm um elevado teor de fibra, e que podem até ajudar a digerir refeições mais pesadas.

Além disso, no Inverno, com a descida das temperaturas, tendem a surgir gripes e constipações para as quais a otimização do sistema imunitário se torna essencial, através da ingestão de frutas ricas em vitamina C como é o caso da laranja e do kiwi.

Mulher a comer melancia

3. Valor nutricional superior

A fruta da época apresenta mais nutrientes quando comparada com a produção da mesma noutra época do ano. Isto acontece porque as frutas começam a perder os seus nutrientes desde o momento em que são colhidas.

Quando a colheita é fora de época significa que as frutas terão de ser transportadas e armazenadas para amadurecimento até chegar superfície comercial e depois à sua mesa.

Portanto, desde o momento de colheita até ao consumo decorre um longo período de tempo. Assim, ao garantir que consome fruta da época está a minimizar o tempo desde a colheita até ao consumo efetivo do alimento e a assegurar que ingere o máximo de vitaminas possíveis 3.

Adicionalmente, as frutas fora de época são colhidas ainda verdes e acabam por amadurecer no processo de transporte e não ao sol, reduzindo o teor de micronutrientes da fruta.

Variedade de fruta em cima de uma mesa

4. Opção mais “amiga da carteira”

A produção de frutas da época tem custos mais acessíveis porque acaba por ser mais abundante, por não necessitar de tanto trabalho humano, nem da utilização de produtos químicos e transporte, o que faz com que a produção seja mais barata. Consequentemente, o seu preço é mais baixo, ficando mais em conta para quem compra 4.

5. Ajuda o meio ambiente

Optar por frutas da época é uma escolha amiga do ambiente, dado que incentiva a compra de produtos locais, em detrimento de alimentos que vêm de outra parte do mundo. Ao comprar o que é de origem nacional o transporte das frutas é mais reduzido e, por conseguinte, há um menor consumo de petróleo, uma menor utilização de métodos de conservação e refrigeração o que contribui para a redução da emissão de gases com efeito de estufa 3.

 

Dar preferência a alimentos sazonais pode assim contribuir para melhor um aporte nutricional, associado a menos custos. Faça uma alimentação saudável e cuide do seu bem-estar.

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+ Fontes

  1. Programa Nacional para a Promoção de Alimentação Saudável. Roda dos alimentos. Disponível em:  https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/roda-dos-alimentos/
  1. Célia, C. et al. (2017). Colher saber. Disponível em: https://www.apn.org.pt/documentos/ebooks/AW_EBook_ColherSaber.pdf
  1. Instituto de Marketing Research. (2019). A importância do consumo dos produtos locais. Disponível em: https://www.imr.pt/pt/noticias/a-importancia-do-consumo-dos-produtos-locais
  2. Gregório, M. J.et al. (2012). Alimentação Inteligente: coma melhor, poupe mais. Disponível em: https://www.dgs.pt/em-destaque/o-livro-alimentacao-inteligente-coma-melhor-poupe-mais-foi-o-vencedor-do-premio-nutrition-awards-2013-1.aspx
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