No final de cada ano, é comum começarmos a pensar em algumas resoluções para o novo ano, embora muitas vezes esses pensamentos não passem da teoria à prática. Para que isso não aconteça, decidimos reunir dicas para planear o ano novo com realismo e pragmatismo.

Nenhuma das seguintes sugestões deve ser adotada de forma radical, mas sim de uma maneira progressiva, de modo a evitar que desista destes objetivos ao fim de poucos dias ou semanas. Siga as nossas sugestões e prepare um ano mais tranquilo, saudável e, acima de tudo, feliz!

15 dicas para pensar o seu ano desde o início

Quer entrar em 2022 com o “pé direito”? Então, siga as nossas dicas para planear o ano novo e ter um estilo de vida, globalmente, mais saudável! 1,2,3

1. Comer alimentos nutritivos

mulher a colocar cajus num frasco

Para conseguir otimizar ao máximo as funções do seu organismo, deve privilegiar certos alimentos, como é o caso dos vegetais, frutas, nozes, sementes, grãos e peixe.

A composição destes ingredientes reduz o risco de doença cardíaca e de diabetes tipo II; contribui para um peso equilibrado; e estabiliza os níveis de açúcar no sangue.

2. Ser mais ativo

Combater o sedentarismo é fundamental. Para isso, é importante diminuir o número de horas que passamos sentados, pois essa posição aumenta, inclusive a mortalidade. Assim, é importante fazer intervalos para caminhar durante o horário de trabalho (no caso de ter um trabalho que implique estar sentado) e fazer caminhadas diárias de, pelo menos, 15 minutos.

3. Evitar bebidas açucaradas

copo com água aromatizada com limão e especiarias

O açúcar presente nas bebidas aumenta o risco de obesidade, de fígado gordo, de doença cardíaca e de resistência à insulina. Assim, procure substituir estas bebidas por água, águas aromatizadas, chás, infusões ou sumos naturais.

4. Dormir melhor

Uma boa higiene de sono contribui para o bem-estar geral, assim como dormir mal favorece o aumento de peso, as doenças cardíacas e a depressão.

Por isso, procure ter uma rotina saudável, deitar-se sempre às mesmas horas e evitar o consumo de cafeína a partir do final da tarde.

5. Praticar uma atividade física

jovem a praticar exercício em casa

Para prevenir desistências a meio do ano, o ideal é que, antes de se inscrever no ginásio, selecione um desporto de que goste.

Quando falamos em atividade física, falamos de natação, mas também de andar de bicicleta ou de fazer uma corrida de 30 minutos por dia. O importante é definir objetivos realistas para si e fazer por cumpri-los.

6. Dedicar mais tempo a si próprio

Ter tempo de qualidade para estar consigo contribui tanto para a sua saúde, como para o seu bem-estar. Principalmente quem tem agendas cheias e muitas responsabilidades, precisa de tempo para cuidar de si.

Entre as atividades que pode fazer nesse tempo que é só seu estão: tomar um banho relaxante, dormir, ver um filme, ir ao seu restaurante favorito, entre outras experiências relaxantes.

7. Cozinhar mais

mãe a cozinhar com filha

Preparar as suas refeições vai ajudá-lo a controlar melhor aquilo que come e, assim, terá uma dieta mais equilibrada e saudável. Se este não é um hábito que tenha, tente começar a incluí-lo na sua rotina diária.

8. Passar mais tempo no exterior

Estar ao ar livre melhora a saúde e o humor, reduz o stress e até diminui a pressão arterial.

Para atingir este objetivo, pode cultivar alguns bons hábitos como caminhar no exterior, acampar com amigos ou passear no parque ou no jardim mais próximo de sua casa.

9. Diminuir o número de horas passadas frente ao ecrã

amigas a caminhar na natureza

Estar muito tempo conectado a dispositivos eletrónicos e às redes sociais pode favorecer problemas como a depressão, a ansiedade e a solidão.

Por isso, fora das horas de trabalho, procure reduzir o tempo que passa no telemóvel, no tablet, no computador ou na televisão. Isso irá torná-lo mais enérgico e produtivo.

10. Meditar

Está comprovado que a meditação é capaz de contribuir para o bem-estar mental de quem a pratica, sobretudo no caso de pessoas que sofrem de ansiedade e de depressão.

Atualmente, não faltam aplicações, livros e podcasts que ensinam como pode começar a meditar já hoje.

11. Estar mais presente

jovem a falar com amigos via online

Passar mais tempo de qualidade com quem mais ama pode ter um efeito muito positivo no seu bem-estar psicológico. Portanto, procure estar mais presente, não faltar a eventos especiais e privilegiar o contacto presencial em vez das chamadas ou das mensagens, sempre que possível.

12. Planear umas férias

As férias, por mais curtas que sejam, têm um contributo muito positivo no bem-estar e na felicidade do indivíduo. Por isso, comece logo a planear uns dias de descanso, seja sozinho, com a família ou com os amigos.

Se não tiver disponibilidade financeira para sair da sua zona de residência, planeie programas nas proximidades. O importante é que consiga ter uns dias dedicados ao descanso e ao lazer.

13. Apostar num passatempo

jogar futebol com amigos

Praticar um hobby de que gostamos pode ajudar a sentirmo-nos mais saudáveis e felizes. Pode selecionar um passatempo que já teve e deixou de praticar ou, então, escolher um novo de que goste.

Praticar um hobby de que gostamos pode ajudar a sentirmo-nos mais saudáveis e felizes.
Faça o seu check-up na Unilabs em qualquer Unidade Unilabs com Análises Clínicas

Saiba mais

14. Visitar o médico

É importante que, ao longo do ano, faça consultas e exames de rotina. Esta é não só uma forma de prevenir doenças, como de detetar precocemente algum problema de saúde.

15. Deixar de fumar

partir o cigarro

Esta é, provavelmente, uma das resoluções de ano novo mais frequentes, mas que geralmente não é cumprida. Porém, é uma das resoluções “obrigatórias” para estar numa lista de dicas para começar bem o ano novo.

Para ser bem sucedido, é preciso ter vontade, mas também procurar ajuda, quando é necessário. Hoje em dia, já são vários os apoios que facilitam este processo de cessação tabágica. Há consultas médicas que o podem auxiliar no caminho. Só precisa de pedir apoio.

Apesar das resoluções de ano novo serem, normalmente, mantidas por muito pouco tempo, as dicas para planear o ano novo que deixamos atrás podem ser perfeitamente adotadas, se houver foco, vontade e, acima de tudo, se adaptar cada uma delas ao seu estilo de vida e personalidade.

Como ficou claro, para se manter saudável, é importante que haja um equilíbrio entre corpo e mente. E as dicas que lhe deixamos podem bem ajudar a atingir essa meta.

+ Fontes

  1. Healthline. (2019). 23 Healthy New Year’s Resolutions You Can Actually Keep. Disponível em: https://www.healthline.com/nutrition/realistic-new-years-resolutions
  2. Mayo Clinic. Healthy resolutions: Reflect, plan, focus, enjoy. Disponível em: https://www.mayoclinichealthsystem.org/hometown-health/speaking-of-health/healthy-resolutions-reflect-plan-focus-and-enjoy
  3. Gateway Region YMCA. (2019). 10 Simple New Year’s Resolutions for a Healthier You. Disponível em: https://gwrymca.org/blog/healthy-new-years-resolutions
Tags
Unilabs Autor Unilabs

Presente em Portugal desde 2006, a Unilabs é líder nacional em Diagnóstico Clínico, com mais de 1000 Unidades de atendimento ao seu dispor. Serviços: Análises Clínicas, Cardiologia, Anatomia Patológica, Radiologia, Genética Médica, Medicina Nuclear, Gastrenterologia.