Depois de uma pausa para férias, milhares de portugueses estão de volta ao trabalho. Fique a par dos cuidados a ter desde que sai até que entra em casa.

Dado o contexto atual, se está de volta ao trabalho importa estar a par das principais recomendações e cuidados que deve ter desde que sai até que entra em casa. O mês de setembro marca o regresso às aulas, mas também o regresso ao trabalho por parte de milhares de portugueses.

Por estas razões, o país entrará em Estado de Contingência no dia 15 de setembro, uma medida preventiva decretada pelo Governo para controlar uma eventual propagação do novo coronavírus, uma vez que haverá um aumento significativo do número de pessoas a circular na rua, nos transportes públicos e nas mais variadas superfícies.

Principais recomendações e cuidados desde que sai até que entra em casa

Desde que foi registado o primeiro caso de COVID-19 em Portugal, sair e entrar em casa nunca mais voltou a ser igual. A nossa forma de nos deslocarmos na rua, nos transportes e nos locais de trabalho e lazer alteraram-se e novas medidas de higiene e segurança foram implementadas.

Sair e entrar em casa continua a obrigar a vários cuidados, razão pela qual importa saber como nos devemos comportar em cada um dos momentos.

Recomendações e cuidados ao sair de casa

Antes de sair de casa, há cuidados de higiene e segurança que continuam a ter de ser postos em prática, de forma criteriosa e rigorosa, nomeadamente 1 :

  • Evitar expor o corpo, preferindo vestir camisolas de manga comprida e calças;
  • Apanhar o cabelo (fazendo um “puxo”, “rabo de cavalo” ou outro tipo de apanhado);
  • Colocar máscara (cirúrgica ou comunitária), se for a sítios onde ela é, neste momento, obrigatória, caso dos transportes públicos, escolas, comércio e outros locais fechados com várias pessoas;
  • Usar lenços descartáveis ou luvas para tocar em objetos e superfícies potencialmente contaminadas, como os botões do elevador, as maçanetas das portas, os corrimãos das escadas, o dinheiro,… Se não for possível, higienize as mãos o quanto antes, com água e sabão ou álcool/gel desinfetante;
  • Cumprir sempre a etiqueta respiratória, espirrando e tossindo para um lenço descartável ou para a prega interna do cotovelo;
  • Praticar o distanciamento social aconselhado de cerca de 2 metros;
  • Não tocar na máscara, nem na cara (boca, olhos ou nariz).

Mulher a desinfetar mãos com álcool-gel

Recomendações e cuidados ao entrar em casa

Mesmo seguindo todas as recomendações e cuidados indicados anteriormente, sair de casa aumenta sempre o risco de poder contrair o novo coronavírus. Por esse motivo, ao regressar ao domicílio, também deve ter algumas precauções para que, caso traga roupa ou outros objetos contaminados com o novo coronavírus, ele não se propague pelas superfícies de sua casa, elevando as probabilidades de o infetar não só a si, como a toda a família 1 .

Assim deve:

  1. Começar por deixar os sapatos, chaves, carteira e outros objetos, que trouxe do exterior, na entrada de casa ou numa zona ao ar livre que tenha no seu domicílio.
  2. Limpar bem (com toalhitas próprias, por exemplo) o telemóvel, caso o tenha levado consigo para a rua e usado.
  3. Lavar as mãos, seguindo as instruções da Direção-Geral da Saúde, não descurando os dedos, os espaços entre eles e toda a região que contacta com um objeto, quando segura em algum.
  4. Despir-se e pôr toda a roupa que usou na rua num saco fechado, de preferência na zona exterior da casa (se tiver, claro). Essa roupa deve ser lavada mais tarde, na máquina de lavar roupa, a uma temperatura de 60ºC.
  5. Tomar banho.

Recomendações e cuidados no local de trabalho

Se está de volta ao trabalho, também deve ter algumas precauções específicas no seu posto de atividade. É fundamental que as diferentes empresas e negócios respeitem as várias diretrizes do Governo e das Autoridades de Saúde, quanto às condições de funcionamento que, a partir de agora, os estabelecimentos e serviços têm de cumprir 1 .

Alguns dos aspetos a considerar são:

  1. Desinfetar frequentemente os locais e as superfícies.
  2. Reduzir a lotação dos espaço para ⅔ (na maioria dos casos).
  3. Implementar o uso obrigatório e transversal do gel desinfetante e das máscaras (cirúrgicas ou comunitárias).
  4. Garantir o cumprimento do distanciamento social.
  5. Privilegiar o sistema de atendimento por marcação prévia.

Mulher a desinfetar mesa de trabalho

Viagens de trabalho e deslocações de e para o trabalho

  1. Evitar as viagens de trabalho não essenciais. No caso de viagens imprescindíveis para o desempenho de determinada atividade, evitar a lotação máxima dos veículos.
  2. Quando os veículos forem utilizados por mais do que uma pessoa, deve ser mantido o distanciamento pessoal possível e recomenda-se o uso de máscara.
  3. Os veículos das empresas devem estar equipados com produtos de higiene e desinfeção das mãos, toalhetes descartáveis e sacos de lixo.
  4. Nas deslocações de e para o trabalho, deve evitar-se sempre que possível o ajuntamento de pessoas, nomeadamente nos transportes coletivos e no acesso aos locais de trabalho.

Regras gerais

Mesmo que ainda não esteja de volta ao trabalho e continue a limitar as suas saídas de casa ao essencial, saiba que deve cumprir na mesma as recomendações e cuidados que citámos anteriormente.

Além disso, há regras que todos devemos cumprir, sempre com o objetivo de nos protegermos a nós e aos outros e de evitar a transmissão do novo coronavírus 2.

Assim, todos os cidadãos devem:

  • Cumprir o isolamento domiciliário obrigatório em caso de infeção pelo novo coronavírus e em vigilância ativa;
  • Praticar o recolhimento domiciliário;
  • Evitar ajuntamentos com mais de 10 pessoas (exceto funerais);
  • Lavar frequente e adequadamente as mãos;
  • Ter uma boa etiqueta respiratória;
  • Respeitar o distanciamento social recomendado;
  • Colocar sempre máscara nos locais em que é obrigatório, por lei.

PRECISA DE FAZER O TESTE À COVID-19
Marque o seu teste numa das unidades Unilabs em funcionamento

Marque já o seu teste

+ Fontes

  1. Direção-Geral da Saúde. COVID-19: Distanciamento Social. Disponível em: https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/04/Distanciamento-social.pdf
  2. Plano de Desconfinamento – Medidas Gerais. Disponível em: https://covid19estamoson.gov.pt/plano-desconfinamento-medidas-gerais/
Unilabs Autor Unilabs

Presente em Portugal desde 2006, a Unilabs é líder nacional em Diagnóstico Clínico, com mais de 1000 Unidades de atendimento ao seu dispor. Serviços: Análises Clínicas, Cardiologia, Anatomia Patológica, Radiologia, Genética Médica, Medicina Nuclear, Gastrenterologia.