A quarentena prolonga-se, assim como as saudades das pequenas coisas que compunham o nosso dia a dia. Os abraços à família, o café com os amigos e aquela viagem de sonho estão prometidos para depois deste período de isolamento social, mas a angústia de não saber quando tal acontecerá inunda-nos. Será que tudo voltará a ser igual? Como voltar à rotina depois da quarentena?

Medidas de afastamento social: a quarentena

O isolamento social e a quarenta são respostas comuns em situação de epidemia e têm como objetivo a proteção da população e a quebra das cadeias de transmissão. Durante este período é essencial a permanência em casa, evitando todas as deslocações não essenciais.

A situação de quarentena/isolamento social não tem, para a grande maioria da população, quaisquer precedentes e, por isso, pode ser muito desafiante. Para algumas pessoas pode ser difícil manter a motivação e o bom humor. O aborrecimento, a ansiedade e a preocupação por não saber quando e como voltar à rotina depois da quarentena podem abundar, afetando o bem-estar geral e a saúde mental 1.

Como voltar à rotina depois da quarentena: mulher com máscara

Consequências da quarentena para a sua saúde física e mental

As evidências acerca das consequências do novo coronavírus ao nível do bem-estar e da saúde são ainda escassas e apenas o passar do tempo trará resultados mais consistentes, no entanto, há já algumas investigações a serem realizadas.

Os resultados preliminares de um estudo recente mostram que o novo coronavírus e a situação de quarentena/isolamento social tem o potencial de afetar a saúde física e mental. De acordo com este estudo, os adultos residentes nas cidades mais afetadas da China, após um mês de quarentena, apresentavam maior angústia, menor satisfação com a vida e menor saúde física e mental.

Ainda de acordo com este estudo, os adultos que não mantiveram a sua atividade profissional durante o período de quarentena viram o seu bem-estar físico e mental mais afetado. Os autores do estudo acreditam que o trabalho proporciona um propósito e uma rotina à vida diária, importantes em tempo de quarentena/isolamento social 2.

Como voltar à rotina depois da quarentena?

Com a chegada do novo coronavírus, todos enfrentamos alguma perturbação na nossa rotina diária. Felizmente, para a maioria de nós, a interrupção na rotina diária não acontece devido a contágio pela doença, mas sim devido ao encerramento de estabelecimentos de ensino, eventos e estabelecimentos diversos, teletrabalho e planos adiados.

Como voltar à rotina depois da quarentena? Depende do significado que encontramos para a experiência fora do comum que estamos a viver. Sempre que somos forçados a abandonar os nossos hábitos e rotinas, estamos perante uma potencial oportunidade de crescimento.

Neste momento de isolamento social é importante que aconteça uma adaptação com sucesso a todas as mudanças e imprevisibilidades que surgem. Desta forma, estaremos a desenvolver a nossa capacidade de flexibilidade psicológica, componente essencial à saúde mental 3.

Como voltar à rotina depois da quarentena: mulher a meditar

6 atitudes a desenvolver que o vão ajudar no regresso à rotina

Que lições levamos desta experiência? De que forma podemos transformar este momento numa experiência positiva? Como voltar à rotina depois da quarentena apesar da preocupação e angústia vividas? A vida será diferente no futuro. Parece inevitável. No entanto, as atitudes que adotamos hoje vão certamente influenciar o sucesso do nosso regresso à rotina:

1. Aceitar o inevitável

Mesmo tendo a intenção de retirar desta experiência o máximo de aspetos positivos, é inevitável que algum sofrimento, angústia e dificuldades surjam nos próximos meses. Recuperar as rotinas de outrora pode demorar e ser mais difícil que o desejado. Importa aceitar esse facto e não criar expectativas irrealistas 3.

2. Refletir

Aproveitar esta pausa na rotina diária e refletir acerca da magnitude do momento que vivemos. Há uns meses atrás seria impensável que a nossa vida sofresse tamanha mudança. Refletir sobre o quão imprevisível e fora do nosso controlo pode ser a nossa vida pode trazer mudanças positivas à nossa vida daqui em diante. Tomar consciência da nossa fragilidade pode ser útil para que vivamos de forma mais plena, despendendo tempo com o que realmente importa 3.

3. Manter a rede de apoio social

A situação de isolamento social é temporária e em breve todos voltaremos a abraçar aqueles de quem mais gostamos. Até que isso seja possível importa manter proximidade com familiares e amigos através dos meios eletrónicos de que dispomos 1.

4. Cuidar da saúde física e mental

Como voltar à rotina depois da quarentena se não nos sentirmos bem física e mentalmente? Neste período é importante que, dentro do possível, as rotinas de alimentação e sono sejam mantidas, bem como a prática de atividade física, uma alimentação variada e saudável, não esquecendo os saudáveis momentos de descanso 1.

5. Ser solidário

A realidade que vivemos mostrou-nos que, de alguma forma, dependemos uns dos outros para ser saudáveis e felizes. A lição que aprendemos hoje pode ajudar a que voltemos à nossa rotina mais solidários e altruístas 3.

6. Ser grato

A perspetiva de adoecer gravemente torna-nos mais gratos pela saúde que temos e leva-nos a, de futuro, estar mais atentos ao nosso bem-estar físico e mental 3.

+ Fontes

  1. Direção Geral de Saúde (2020). Infeção por SARS-CoV-2 (COVID-19) – Distanciamento Social e Isolamento Disponível. em: https://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/orientacoes-e-circulares-informativas/orientacao-n-0102020-de-16032020-pdf.aspx
  2. Stephen X Zhang, Yifei Wang, Andreas Rauch, Feng Wei. (2020). Unprecedented disruption of lives and work: Health, distress and life satisfaction of working adults in China one month into the COVID-19 outbreak. Psychiatry Research. Disponível em: https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/S0165178120306521?token=BE0A560387CBD8704D5E95CA722AC08C306CA55F10B8E7A107AFFB783F87ED71DC9ADBB8BBBD762D396408EB014EC032
  3. Scotti, J. (2020). 3 Tips for Making the Most of the COVID-19 Lockdown. Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/buddhist-psychology-east-meets-west/202003/3-tips-making-the-most-the-covid-19-lockdown
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