Apesar das festas serem sinónimo de diversão, alegria e boa disposição, nem sempre é isso que acontece. Não saber gerir o tempo e tudo aquilo que há para fazer e para preparar para as festividades de final de ano pode dar origem a crises de ansiedade e a situações de stress extremas.

O consumismo tornou a época natalícia e a passagem de ano em momentos muito exigentes do ponto de vista financeiro e, também, da sua preparação e organização. Isto conduz, muitas vezes, a dias de grande nervosismo.

Além disso, as festividades de final do ano desencadeiam, frequentemente, alterações emocionais, que podem mesmo desencadear sintomas depressivos, como desânimo, tristeza e desamparo.

A somar a tudo isto, é frequente surgir o stress decorrente das ementas a planear, dos alimentos a comprar, dos pratos a confecionar, dos presentes a comprar, entre um sem número de outras tarefas que impomos a nós mesmos neste período.

Para festas mais tranquilas, vamos deixar-lhe algumas dicas úteis sobre como gerir o tempo nas épocas festivas e

7 dicas para preparar as festas atempadamente e gerir o tempo da melhor forma

Um estudo feito nos Estados Unidos da América revelou que praticamente metade dos americanos (sobretudo mulheres) admitiu sentir muita pressão e ansiedade financeira na época natalícia.

mulher cansada da época do natal

Esse stress está, normalmente, associado à dificuldade em gerir o dinheiro e o tempo destinados a executar todas as tarefas necessárias para organizar as festas de final de ano. Consequentemente, a pessoa pode ficar mais irritada, tensa, zangada, impulsiva ou até com reações físicas, como dores de cabeça.

Para evitar esta circunstância, deixamos-lhe algumas dicas para que consiga usufruir ao máximo do Natal e da Passagem de Ano, sem crises de ansiedade. 1

1. Crie uma lista

Faça uma lista com tudo aquilo de que vai precisar para as festividades do final do ano, desde os presentes aos alimentos que quer comprar.

Essa lista deve estar dividida em duas colunas, uma com o que é essencial e outra com o que é acessório.

2. Delegue tarefas

Distribua os afazeres pelos membros da família, de modo a não ficar sobrecarregado com todas as atividades e tarefas.

escrever uma lista com tarefas de natal

3. Estabeleça prioridades

Não queira fazer tudo, se essa lhe parecer uma tarefa impossível. Comece por aquilo que considera prioritário ou indispensável e deixe o que é secundário para o final, se sobrar tempo e energia.

4. Antecipe tudo ao máximo

Não há inconveniente nenhum em antecipar em algumas semanas ou mesmo meses a organização das festividades de fim de ano, pois isso pode ajudá-lo a gerir o tempo e o dinheiro de melhor forma.

comprar presentes de natal online

5. Controle as despesas

Para evitar crises de ansiedade devido a despesas excessivas, deve cumprir algumas medidas, tais como:

  • Estabelecer e cumprir um orçamento que seja viável para si;
  • Fazer uma lista exequível do que tem para fazer;
  • Evitar compras por impulso;
  • Não comprar tudo de uma só vez.

6. Modere as expectativas

Para prevenir sentimentos como a desilusão, o desânimo ou o desapontamento, é importante criar metas realistas, de modo a não ficar triste, nem deprimido, se algo não correr exatamente como planeou.

Esta mesma postura deve ser transmitida às crianças, para que não fiquem infelizes se, por exemplo, não receberem um presente que desejavam muito.

mãe e filha juntas no natal

7. Aproveite para descansar e divertir-se

As épocas festivas devem servir para descansar, já que são, habitualmente, uma altura de férias e em que as pessoas têm a oportunidade de passar alguns dias sem trabalhar.

Além disso, deve divertir-se! Aproveite para fazer coisas de que gosta e que, geralmente, não tem tempo ou oportunidade de realizar, como passear, relaxar, ler um livro, cozinhar ou estar com amigos.

Siga as nossas dicas para gerir o tempo e conseguir umas festas de fim de ano mais tranquilas e serenas.

+ Fontes

  1. Condesso, Elisabete. (2019). Como reduzir o stress causado pelo Natal. Disponível em: https://www.psicoajuda.pt/psicologia-adultos/como-reduzir-o-stress-causado-pelo-natal/
  2. Forbes. (2018). 11 Methods To Better Manage Time During The Holiday Season. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/forbescoachescouncil/2018/11/07/11-methods-to-better-manage-time-during-the-holiday-season/?sh=35b124e85913
  3. Medical News Today. (2017). How to reduce Christmas stress. Disponível em: https://www.medicalnewstoday.com/articles/320295
  4. Mind. (2012). 10 ways to reduce Christmas stress. Disponível em: https://www.mind.org.uk/information-support/your-stories/10-ways-to-reduce-christmas-stress/
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